Parlamentares divergem sobre impactos da investigação dos EUA na Petrobras — Rádio Senado

Parlamentares divergem sobre impactos da investigação dos EUA na Petrobras

LOC: INTEGRANTES DA CPI MISTA DA PETROBRAS MINIMIZAM INVESTIGAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS SOBRE SUBORNO. 

LOC: A OPOSIÇÃO AVALIA QUE O INQUÉRITO NORTE-AMERICANO DESMORALIZA AINDA MAIS A ESTATAL BRASILEIRA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) O Departamento de Justiça dos Estados Unidos equivalente ao Ministério da Justiça vai investigar se funcionários da Petrobras violaram o Ato de Práticas Corruptas Estrangeiras por suborno para conseguirem ou manterem negócios no País. A estatal também é alvo da Securities and Exchange Comission, que corresponde à Comissão de Valores Mobiliários do Brasil. Mas a reportagem do jornal Financial Times não mencionou se as ações civil e criminal contra a Petrobras se referem à compra da refinaria de Pasadena, no Texas. Para o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, o inquérito aberto nos Estados Unidos compromete ainda mais a imagem de uma das maiores empresas brasileiras ao citar que uma auditoria feita por uma consultoria norte-americana resultou no pedido de afastamento do presidente da Transpetro, Sérgio Machado. 

(Aloysio Nunes Ferreira) É mais um elemento de desmoralização da empresa para a vergonha dos bons funcionários da Petrobras. Na verdade, tivemos um diretor de uma empresa subsidiária da Petrobras, a Transpetro, o Sérgio Marchado, demitido por conta de uma auditoria de uma empresa americana sobre a Petrobras. Uma coisa inacreditável o grau de degradação. 

(Repórter) Já o líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, minimizou os inquéritos do governo norte-americano ao destacar que a própria CPI e as autoridades brasileiras já estão com as investigações bem adiantadas. 

(Humberto Costa) Nós já estamos fazendo uma investigação. Já há uma investigação mais aprofundada realizada pela Polícia Federal, Ministério Público, Poder Judiciário e pela própria Petrobras. Agora essa nova investigação vai se somar ao que já está sendo feito aqui no Brasil. Naturalmente que o resultado da investigação dos Estados Unidos irá expor as pessoas que eventualmente tenham praticado irregularidades à legislação americana. 

(Repórter) A Petrobras não se pronunciou sobre a investigação nos Estados Unidos.
10/11/2014, 06h07 - ATUALIZADO EM 10/11/2014, 06h07
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00