CPMI da Petrobras vai encerrar os trabalhos dia 18 de dezembro — Rádio Senado

CPMI da Petrobras vai encerrar os trabalhos dia 18 de dezembro

LOC: A CPI MISTA DA PETROBRAS VAI ENCERRAR OS TRABALHOS NO DIA DEZOITO DE DEZEMBRO COM A VOTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL. 

LOC: AO DISCUTIR O NOVO CALENDÁRIO DA COMISSÃO, INTEGRANTES DA OPOSIÇÃO CRITICARAM A BLINDAGEM DO GOVERNO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Mesmo sem a aprovação ainda do pedido de prorrogação dos trabalhos, previstos para serem encerrados no dia 23 de novembro, o relator da CPI Mista da Petrobras, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, entregará o parecer final no dia 18 de dezembro. No calendário estabelecido, a CPI vai realizar duas sessões semanais, sendo a maioria de depoimentos. Os integrantes da CPI aprovaram cerca de 60 pedidos das cópias de contratos da Petrobras com as empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef. Também ficou estabelecido o prazo de 10 dias para que a CPI aguarde a remessa de documentos, caso contrário, recorrerá à Justiça. Os integrantes da comissão também aprovaram diversas convocações, entre elas, as de sócios do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O líder do PPS, deputado Rubens Bueno, do Paraná, acusou o governo de não permitir as investigações já que os pedidos de quebras de sigilo das empreiteiras não foram aprovados. 

(Rubens Bueno) Apresentamos requerimentos de quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico das empreiteiras envolvidas nas denúncias da Petrobrás e não vimos isso ser premiado em nenhum momento. Mas não vimos isso sendo premiado. O Brasil não será passado do ponto de vista da gestão pública e dos negócios do governo com empresas se não investigarmos as empreiteiras. Porque aí é que está o grande problema e nós não conseguimos. 

(Repórter) Mas o relator da CPI Mista, deputado Marco Maia, negou qualquer blindagem. 

(Marco Maia) A quebra dos sigilos está muito mais relacionada ao tempo e ao prazo que temos até o final da CPI do qualquer outra coisa. As propostas feitas pela oposição são muito extensas. Não há um prazo hábil para que pudéssemos receber as informações e trabalhá-las na CPI, que deverá encerrar os trabalhos até o dia 18. Mas as informações que já temos são suficientes para que possamos produzir um bom relatório. 

(Repórter) Na próxima reunião administrativa, os integrantes da CPI Mista vão discutir os pedidos de quebras de sigilos.
05/11/2014, 05h45 - ATUALIZADO EM 05/11/2014, 05h45
Duração de áudio: 02:02
Ao vivo
00:0000:00