CCJ aprova PEC que equipara salários de policiais e bombeiros de ex-territórios aos do DF — Rádio Senado

CCJ aprova PEC que equipara salários de policiais e bombeiros de ex-territórios aos do DF

LOC: OS POLICIAIS E BOMBEIROS DOS EX-TERRITÓRIOS RORAIMA, RONDÔNIA E AMAPÁ PODERÃO RECEBER OS MESMOS SALÁRIOS PAGOS AOS POLICIAIS E BOMBEIROS DO DISTRITO FEDERAL. 

LOC: É O QUE DETERMINA UMA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: A Proposta de Emenda à Constituição do senador José Sarney, do PMDB do Amapá, garante aos policiais e bombeiros militares dos ex-territórios de Roraima, Amapá e Rondônia os mesmos salários pagos aos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal. A PEC busca complementar uma mudança na Constituição promulgada pelo Congresso Nacional em maio deste ano que reintegrou servidores dos ex-territórios aos quadros da União. O relator da matéria, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, disse que a iniciativa busca fazer justiça, já que os policiais e bombeiros dos ex-territórios voltaram a ser servidores federais. 

(Jucá) É uma matéria que faz justiça aos ex-territórios do Amapá, Rondônia e Roraima. Nós conseguimos aqui uma vitória importante por unanimidade. Que é justamente resgatar um tratamento que os policiais militares e os bombeiro dos ex-territórios já tiveram com a equiparação ao GDF. E quando se criou o fundo do GDF, se separou esta equiparação e se prejudicou os ex-policiais militares do ex-territórios. 

(REPÓRTER) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, disse que a iniciativa é uma reivindicação antiga e justa das categorias. 

(Randolfe) É uma conquista histórica para os policiais militares e bombeiros dos ex-territórios federais. É um anseio que não tinha sido contemplada anteriormente e que necessitava ser contemplada nesta proposta de emenda Constitucional. 

(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada agora em dois turnos de votação pelo plenário do Senado. Se aprovada, a PEC segue para a Câmara dos Deputados.
05/11/2014, 11h55 - ATUALIZADO EM 05/11/2014, 11h55
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00