Parlamentares decidem prorrogar CPMI da Petrobras até dezembro — Rádio Senado

Parlamentares decidem prorrogar CPMI da Petrobras até dezembro

LOC: OS INTEGRANTES DA CPI MISTA DA PETROBRAS DECIDIRAM PRORROGAR AS INVESTIGAÇÕES POR MAIS UM MÊS ATÉ DEZEMBRO.  

LOC: MAS A OPOSIÇÃO DEFENDEU A COLETA DE ASSINATURAS PARA A CRIAÇÃO DE UMA NOVA COMISSÃO NO ANO QUE VEM. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

(Repórter) Prevista para ser encerrada no final de novembro, a CPI Mista da Petrobras será prorrogada até o dia 22 de dezembro. Segundo o presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, os líderes partidários já começaram a coletar as assinaturas. Para recuperar o tempo perdido nas eleições, ele anunciou que a CPI Mista terá duas reuniões semanais. Vital do Rêgo antecipou ainda um encontro com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luis Roberto Barroso, para tratar do mandado de segurança que garanta à CPI acesso à delação premiada do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Youssef. Vital do Rêgo espera que esses depoimentos cheguem à CPI antes do final dos trabalhos. Mas voltou a declarar que comissão tem dados para concluir as investigações em dezembro. 

(Vital do Rêgo) Hoje temos um arsenal enorme para investigarmos profundamente os resultados da Operação Lava-Jato, os negócios da Petrobras e precisávamos muito da delação premiada para fecharmos o filo dessa investigação. Por isso, a insistência do Congresso Nacional para termos acesso a esses autos. Mas o material que já dispomos já é suficiente para a apresentação do seu relatório. 

(Repórter) Exatamente pelo fato de a Justiça não ter prazo para liberar a cópia da delação premiada dos envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro na Petrobras, a oposição defende a criação de uma nova CPI no ano que vem. O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, lembrou que uma Comissão Parlamentar de Inquérito se encerra ao final de uma legislatura, o que ocorrerá em fevereiro. 

(José Agripino) É uma questão de ordem prática. Como a delação premiada só vai chegar depois de vencido o prazo e depois do recesso,impõe-se que se tome as providências e que faça a tomada de assinaturas para que a CPI prossiga com aquilo que o País espera no próximo ano a elucidação dos fatos. 

(Repórter) A CPI Mista da Petrobras volta a se reunir na quarta-feira para a votação de pedidos de quebras de sigilo. 
29/10/2014, 08h50 - ATUALIZADO EM 29/10/2014, 08h50
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00