Senado deve votar guarda compartilhada na próxima terça-feira — Rádio Senado

Senado deve votar guarda compartilhada na próxima terça-feira

LOC: OS SENADORES DEVEM VOTAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA A PROPOSTA QUE ESTABELECE A GUARDA COMPARTILHADA MESMO QUANDO HOUVER DESACORDO ENTRE OS PAIS. 

LOC: O ASSUNTO JÁ FOI APROVADO PELAS COMISSÕES DE DIREITOS HUMANOS E CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O projeto do deputado Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo, obriga a guarda compartilhada dos filhos mesmo quando não houver acordo entre os pais. Hoje, a medida é adotada quando o casal mantém bom relacionamento após a separação. A proposta, que ainda altera o Código Civil, só não será considerada quando um dos dois responsáveis não quiser a guarda do filho, ou quando não tiver condições de exercer o poder familiar sobre o menor. Além disso, determina o consentimento do pai e da mãe para algumas atividades, como viagens ao exterior, casamentos e mudanças de residência; e define o pagamento de uma multa, que varia entre duzentos e quinhentos reais por dia, para estabelecimentos públicos ou privados que negarem informações sobre o filho para qualquer um dos responsáveis. Para a senadora Ângela Portela, do PT de Roraima, que relatou a proposta na CDH, essa é uma chance para que pais e mães amenizem conflitos familiares por causa da separação. 

(Angela Portela) Esperamos que contribua para amenizar tantos dramas familiares e colabore para se garantir, de forma saudável, a convivência familiar de crianças e de adolescentes com seus pais. 

(Repórter) O presidente da Associação dos Pais e Mães Separados, Analdino Rodrigues Neto, afirmou que a medida chega em boa hora, já que, com a expansão do mercado de trabalho para as mulheres, os pais são obrigados a estarem mais presentes na vida dos filhos. 

(Analdino Rodrigues Neto) Porque ao mesmo tempo que a mulher foi para o mercado de trabalho pra buscar mais renda para a família, o homem teve que vir pra casa mais cedo para também ajudar a cuidar dos filhos, porque senão sobrecarregava muito a mulher com dupla, tripla jornada de trabalho. 

(Repórter) A proposta está pronta para ser analisada pelo Plenário do Senado Federal.
24/10/2014, 05h17 - ATUALIZADO EM 24/10/2014, 05h17
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00