CE vai debater novo acordo ortográfico — Rádio Senado

CE vai debater novo acordo ortográfico

DUAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO VÃO DISCUTIR O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 

A PRIMEIRA REUNIÃO SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA; E O SEGUNDO ENCONTRO, NA QUARTA-FEIRA. MAIS DETALHES COM A REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem o objetivo de aproximar os países que têm o português como idioma oficial: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. O acordo entraria em vigor no dia primeiro de janeiro do ano passado, mas, por meio de um decreto da presidente Dilma Rousseff, foi adiado para janeiro de 2016. Isso porque alguns países ainda são contrários à unificação do idioma. As audiências públicas foram pedidas pelos senadores Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, e Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. Ana Amélia explica que o foco do encontro será esclarecer dois pontos polêmicos: as divergências diplomáticas entre os países que ainda não aceitaram o novo acordo e a resistência de especialistas da área. 

(Ana Amélia) Então pra tentar um consenso e averiguar se essas divergências são possíveis de saná-las é que estamos fazendo a audiência pública. Nós não vamos interferir de modo algum no conteúdo, porque nós não somos especialistas da língua portuguesa, nós somos legisladores e queremos que a lei seja uma lei clara, uma lei transparente, uma lei objetiva. 

(Repórter) Já Cyro Miranda, que é presidente da Comissão de Educação, lembra que um dos grandes empecilhos à prática efetiva do acordo é o pensamento equivocado de que haverá grandes mudanças na ortografia.  

(Cyro Miranda) Esse acordo ortográfico é feito não para o Brasil, mas para unificar a língua portuguesa. E nós temos que ficar atentos pra não ter grandes mudanças na ortografia aqui no Brasil. Esse é um engano que estão cometendo achando que nós estamos fazendo alguma alteração ortográfica aqui no país. 

(Repórter) Entre os participantes dos encontros estão representantes da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filologia, além de professores e consultores da língua portuguesa. As audiências públicas serão interativas e o cidadão pode participar por meio do portal e-Cidadania, em www.senado.leg.br/ecidadania, ou pelo Alô Senado, no número 0800 61 22 11.
17/10/2014, 08h17 - ATUALIZADO EM 17/10/2014, 08h17
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00