Senado recebe selo verde por ações de sustentabilidade — Rádio Senado

Senado recebe selo verde por ações de sustentabilidade

LOC: SENADO RECEBE SELO A3P VERDE POR AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE. 

LOC: A HONRARIA FOI CONCEDIDA PELO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA. 

TÉC: Agora, o Senado é uma das 112 instituições públicas que têm o Selo A3P Verde. O título é concedido pelo Programa Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente para os órgãos que aderiram formalmente ao programa e promovem a internalização dos princípios de sustentabilidade socioambiental. O termo de Adesão do Senado foi assinado em dezembro de 2013, quando foi entregue um Plano de Trabalho para a implementação das ações. O objetivo é reduzir os impactos ambientais negativos gerados pela rotina de funcionamento da Casa. A coordenadora do Núcleo de Ações Socioambientais, Andréa Bakaj, explica quais são as atividades desenvolvidas atualmente no Senado. 

(Andrea) Monitoramento de água, energia e papel. O de papel a gente começou no passado com o sistema outsourcing que já reduziu muito o consumo de papel na Casa. O de água e de energia são monitoramentos que são feitos muito de perto. Por exemplo, toda reforma que é feita hoje na Casa hoje já busca implementar sistemas que usam baixo consumo de água e de energia. 

(REPÓRTER). O Plano também prevê o gerenciamento de resíduos, com a colaboração de uma Cooperativa local, o uso de papel reciclado para impressões não oficiais, mobilidade urbana, campanhas de conscientização e a inclusão de critérios sustentáveis nos editais de licitação da Casa. Ainda neste mês, será lançada uma rede de voluntariado chamada EcoLegas para incentivar os funcionários a monitorarem o cumprimento das ações de sustentabilidade dentro de seu setor.
10/10/2014, 02h00 - ATUALIZADO EM 10/10/2014, 02h00
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00