Presidente do TSE considera o pleito desse domingo como festa da democracia — Rádio Senado

Presidente do TSE considera o pleito desse domingo como festa da democracia

LOC: O PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL CONSIDEROU UMA FESTA DA DEMOCRACIA O PLEITO DESSE DOMINGO. 

LOC: ELE ANUNCIOU QUE O CADASTRO DA BIOMETRIA PODERÁ TIRAR DO PAPEL O REGISTRO DE IDENTIDADE CIVIL, CRIADO EM 2010. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Ao lembrar que a eleição desse domingo foi a sétima consecutiva após o fim da ditadura militar em 1985, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, considerou o pleito uma vitória da democracia. Ele destacou que em menos de uma hora após o encerramento da votação no Acre, que tem um fuso de duas horas a menos em relação ao horário de Brasília, 91% dos votos para a presidência da República foram divulgados. O presidente do TSE rebateu críticas sobre a demora da votação nos locais com a biometria: Alagoas, Amapá, Sergipe e Distrito Federal. Os demais estados deverão contar com essa modalidade de voto em 2018. Ele avisou que a identificação do eleitor pela impressão digital é uma realidade que se transformará no registro civil do cidadão, criado em 2010 e que ainda não saiu do papel. 

(Toffoli) Não estamos numa competição olímpica em que a cada ano tem que ser um tempo menor do que outro. O importante é a segurança e vamos ter paciência com o eleitor que tem dificuldade de votar. A nossa ideia é que todo cidadão brasileiro seja identificado não só para fins da Justiça Eleitoral mas para fins civis na Nação. 

REPÓRTER: A biometria resultou na prisão de um eleitor em Brasília que tentou votar duas vezes. Dias Toffoli minimizou as denúncias de fotos feitas dentro da cabine de votação. A quebra do sigilo do voto é proibida para preservar o eleitor e prevê pena de multa e até dois anos de prisão. Apesar de não descartar uma investigação dos casos, ele afirmou que as selfies não comprometeram o sucesso das eleições. 

(Toffoli) A pessoa pode até colocar lá e depois aperta o corrige e vota em outra. Ninguém sabe se esse selfie é dessas eleições ou de outra e se foi feito em frente de uma urna verdadeira ou não. Não podemos prejulgar nada. Vamos olhar com o devido tempo e a devida calma. 

REPÓRTER: De acordo com o TSE, apenas 1,15% das urnas eletrônicas em todo o País foram substituídas, num total de 5.012. Mas em nenhuma sessão eleitoral houve votação com a cédula de papel. 368 candidatos e 1.362 eleitores acabaram presos pelos crimes de boca de urna, divulgação de propaganda e corrupção eleitoral.
06/10/2014, 10h13 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 10h13
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00