Cyro Miranda quer que toda construção seja ligada à rede de esgoto — Rádio Senado

Cyro Miranda quer que toda construção seja ligada à rede de esgoto

LOC: TORNAR OBRIGATÓRIO QUE TODA CONSTRUÇÃO EM CIDADES BRASILEIRAS SEJA CONECTADA ÀS REDES DE ESGOTO. ESSE É O TEOR DO PROJETO DO SENADOR CYRO MIRANDA, DO PSDB DE GOIÁS, QUE ESTÁ NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA DO SENADO. 

LOC: O SENADOR ENTENDE QUE O TEMA É COMPLEXO E POR ISSO DEFENDE A REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS PARA DISCUTIR O PROJETO. REPORTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, quer tornar obrigatório que todas as construções sejam ligadas à rede de esgoto. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e está agora na Comissão de Infraestrutura. O senador Cyro Miranda reconhece a complexidade do tema e por isso entende que é necessário realizar uma série de audiências públicas para aperfeiçoar o projeto. Ele lembra que em várias cidades, como São Paulo, o uso excessivo dos mananciais leva ao esgotamento e à consequente seca: 

(Cyro Miranda) Pensando bem nisso, eu acho a gente não pode deixar isso tão rígido assim. A gente pode fazer uma modificação sim nesse projeto, acoplando a um estudo dessa natureza, certo? E venha realmente comprovar, porque senão a gente poderia cometer injustiças, com isso a gente não estaria ajudando no intuito que nós temos. Cabe ainda fazer algum tipo de modificação, emenda, nesse projeto que ainda está tramitando. 

(Repórter) O senador Odacir Soares, do PP de Rondônia, que também é membro da Comissão de Infraestrutura, considerou o projeto positivo, porém alerta que normalmente, os consumidores já preferem se conectar à rede pública de água e esgoto. Por isso acredita que deva se ter um enfoque que veja a questão ambiental como um todo: 

(Odacir Soares) É porque só quem não faz é quem não tem à disposição um sistema. Eu não conheço ninguém que tenha a sua disposição um sistema de saneamento básico, esgotamento sanitário que não queira fazer a conexão de sua residência com esse sistema. 

(Repórter) O projeto ainda determina que a cobrança deverá ser proporcional ao nível do tratamento que é realizado, assim como a disposição final dos esgotos coletados. Segundo o IBGE, o Brasil tem quase 45% dos seus domicílios sem saneamento básico, em aproximadamente 2 mil municípios sem redes de esgoto. O menor índice está na região Norte, com 3,5% de residências com esgotamento. Já o maior índice é o da região Sudeste com 70% de residências atendidas pelas redes de esgoto.
06/10/2014, 05h52 - ATUALIZADO EM 06/10/2014, 05h52
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00