Mais de 21 milhões de eleitores utilizaram o sistema biométrico de votação — Rádio Senado

Mais de 21 milhões de eleitores utilizaram o sistema biométrico de votação

LOC: MAIS DE 21 MILHÕES DE ELEITORES UTILIZARAM, PELA PRIMEIRA VEZ, O SISTEMA BIOMÉTRICO DE VOTAÇÃO. 

LOC: O OBJETIVO É GARANTIR MAIS SEGURANÇA AO PROCESSO ELEITORAL, MAS A NOVIDADE DIVIDIU A OPINIÃO. A REPORTAGEM É MARCELLA CUNHA. 

(Repórter) A biometria foi a grande novidade das eleições 2014. O eleitor foi identificado, pela primeira vez, em 15 capitais, pelas suas digitais no momento de votar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o sistema acaba com a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Além da segurança, o método também trouxe agilidade na opinião da eleitora Lucimar Freitas. 

(Lucimar Freitas) “Na minha seção foi ótimo, o colégio que eu votei estava maravilhoso. Eu tentei o polegar, não deu, eu tentei o indicador, foi na hora. Eu votei, entre estacionar, entrar, votar e sair, não deu 5 minutos”. 

(Repórter) Para a mesária Juliane Maia, os problemas com o novo sistema foram pontuais e rapidamente resolvidos. 

(Juliane Maia) “Para a segurança, melhorou muito. Não impacta tanto em fila por causa de problema na biometria. E, assim, os poucos casos que tem, não há grande demora. O máximo de fila que a gente teve, 10 pessoas na fila durante todo o tempo, não teve problema nenhum.” 

(Repórter) O primeiro eleitor de Brasília, Luiz Gonzaga de Oliveira, é dono do título 0001 do DF, emitido em junho de 1960. Mas o fator histórico de seu documento não garantiu que ele conseguisse participar de sua primeira eleição biométrica.  

(Luiz Gonzaga) ”Só que eu não consegui votar pelo sistema, eu votei pelo tradicional, porque eu fiz aqueles 8 tentativas, mas não foi possível. Como é um sistema recente e novo, sempre ocorre uma dificuldade, então é uma questão só de tempo, os aperfeiçoamentos virão certamente.” 

(Repórter) Já a eleitora Sônia Rodrigues enfrentou uma hora e meia de fila para votar. O leitor biométrico acoplado à urna de sua seção estava quebrado e precisou ser substituído. Ela acredita que o método deveria ter sido testado antes das eleições. 

(Sônia Rodrigues) “Começar um ano de antecedência e testar muito antes da semana da eleição. Não é deixar pro eleitor pagar o preço. Porque o eleitor já tirou o domingo dele, perdido, pra chegar cedo e ficar aqui uma tarde inteira.” 

(Repórter) Setecentos e sessenta e dois municípios de todos os estados participaram da votação biométrica. Distrito Federal, Alagoas, Amapá e Sergipe tiveram o sistema 100% implantado para estas eleições. A tecnologia foi parcialmente instalada em todos os outros estados brasileiros.
05/10/2014, 07h52 - ATUALIZADO EM 05/10/2014, 07h52
Duração de áudio: 02:28
Ao vivo
00:0000:00