Coligações nas eleições para deputados e vereadores podem ser proibidas — Rádio Senado

Coligações nas eleições para deputados e vereadores podem ser proibidas

LOC: AS COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS NAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADOS E VEREADORES PODEM SER PROIBIDAS. ALÉM DISSO, O VOTO PODE DEIXAR DE SER OBRIGATÓRIO. 

LOC: É O QUE DIZEM TRÊS PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE ESTÃO PRONTAS PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A proposta que torna o voto facultativo foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Mas a decisão final cabe ao plenário da Casa. E a matéria está pronta para ser votada pelos senadores. Para o autor da proposta, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, o voto obrigatório não tem lugar no regime democrático: 

(Ricardo Ferraço) o voto facultativo na verdade, melhora a qualidade do pleito, reduz a níveis mínimos a quantidade de votos nulos e votos brancos e até do clientelismo, do aliciamento, infelizmente ainda presentes em nossas eleições. 

(Repórter) Os senadores também estão prontos para analisar duas propostas que mudam a Constituição para proibir as coligações nas eleições proporcionais. O autor de uma dessas matérias, senador José Sarney, do PMDB do Amapá, acredita que impedir a união de partidos nas disputas eleitorais para os cargos de deputado e vereador é uma forma de fortalecer as agremiações políticas. Mas José Sarney reconhece que a iniciativa não tem consenso entre os parlamentares: 

(José Sarney) Essa é uma decisão que não tem unanimidade na classe política. Está dividida se será permitida ou não coligação entre os partidos. No fim o que a corrente que deseja isso pensa é fortificar os partidos para que possam ter seus programas e ideias. E que os deputados representem esse programa e ideia. 

(Repórter) Outra proposta do senador José Sarney sobre a reforma política é a que estabelece mandato de cinco anos para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos. Para Sarney, a aprovação dessa matéria abre caminho para o fim da reeleição. A proposição também aguarda votação em plenário. 
23/09/2014, 06h46 - ATUALIZADO EM 23/09/2014, 06h46
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00