CDH fará novo pedido de informações sobre presídio de Pedrinhas (MA) — Rádio Senado

CDH fará novo pedido de informações sobre presídio de Pedrinhas (MA)

LOC: A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO VAI PEDIR NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO DO COMPLEXO PRISIONAL DE PEDRINHAS, NO MARANHÃO. INTEGRANTES DA CDH VISITARAM O PRESÍDIO EM 13 DE JANEIRO. 

LOC: NOS ÚLTIMOS DIAS, UMA SÉRIE DE FUGAS LEVOU À DEMISSÃO DO SECRETÁRIO DE JUSTIÇA E ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO MARANHÃO. 

(Repórter) A demissão do Secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Sebastião Uchoa, aconteceu depois de duas tentativas de fuga em Pedrinhas na manhã desta quarta-feira e na última segunda. Na semana passada, um caminhão-caçamba derrubou parte do muro dos fundos do centro de detenção e pelo menos seis presos escaparam. A presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, lembrou que integrantes da CDH visitaram o Complexo de Pedrinhas, em janeiro deste ano, para verificar denúncias de maus-tratos, superlotação e morte de presos. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, pelo menos 60 detentos foram mortos no interior do complexo em 2013. A CDH pediu ao governo do Maranhão informações sobre as melhorias que foram prometidas à época, mas os dados não foram enviados até hoje. Agora, a senadora Ana Rita disse que um novo pedido deve ser feito para que a comissão tenha dados atuais da situação de Pedrinhas: 

(Ana Rita) A CDH solicitou informações um mês após a nossa ida lá para verificar se as providências que haviam sido anunciadas pela governadora, se elas foram adotadas. Eu não recebi essas informações até hoje. Então, se as providências foram adotadas, a Comissão de Direitos Humanos não recebeu essas informações. Poderemos ratificar o pedido, fazer novas solicitações para que tenhamos informações atualizadas do quadro de lá. 

(Repórter) Entre as mudanças prometidas aos senadores da Comissão de Direitos Humanos, em janeiro, estava a realização de um mutirão para acelerar os julgamentos e diminuir a superlotação; além de reformas e adaptações no complexo de Pedrinhas. 
17/09/2014, 04h25 - ATUALIZADO EM 17/09/2014, 04h25
Duração de áudio: 01:47
Ao vivo
00:0000:00