Parlamentares podem sugerir sessão secreta para ouvir ex-diretor — Rádio Senado

Parlamentares podem sugerir sessão secreta para ouvir ex-diretor

LOC: INTEGRANTES DA CPI MISTA DA PETROBRAS PODEM SUGERIR SESSÃO SECRETA PARA OUVIR EX-DIRETOR DA PETROBRAS.  

LOC: PAULO ROBERTO COSTA É OBRIGADO A COMPARECER À COMISSÃO, MAS PODE FICAR EM SILÊNCIO PARA NÃO PERDER OS BENEFÍCIOS DA DELEÇÃO PREMIADA. 

Repórter: O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, não deverá responder aos questionamentos dos integrantes da CPI Mista da Petrobras para não perder os benefícios da delação premiada. Entre eles, estão a redução da pena e a possibilidade de responder em liberdade ao processo do esquema de lavagem de dinheiro do doleiro Alberto Youssef com recursos da Petrobras. O líder do PT, senador Humberto Costa, de Pernambuco, avalia que Paulo Roberto Costa ficará mesmo calado. 

Humberto Costa: Umas das obrigações que ele tem para receber os benefícios da delação premiada é manter o sigilo como também pelo fato de que qualquer coisa que vaze aqui pode dificultar o processo de investigação que acontece paralelamente. Provas podem ser destruídas, pessoas podem tomar um rumo ignorado. Acredito que a tendência que em ele vindo ele não responda. Mas deverá vir e terá de vir. 

Repórter: O líder do Democratas, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, argumentou que se Paulo Roberto Costa ficar em silêncio, a CPI terá de insistir no recebimento da cópia dos depoimentos feitos na delação premiada. 

José Agripino Maia: O Paulo Roberto Costa tem que vir e falar e em vindo tem que falar. Agora ninguém obriga que as pessoas falem. Independentemente dele vir e dizer, ele Paulo Roberto, o que ele disser na delação premiada tem que vir para a CPI. 

Repórter: Já o relator da CPI Mista, deputado Marco Maia, do PT gaúcho, admitiu que os parlamentares poderão sugerir uma sessão secreta na tentativa de fazer Paulo Roberto Costa falar. 

Marco Maia: A intenção é fazer uma sessão aberta, mas isso pode ser pedido pelo próprio depoente.Dependendo das informações, de como o processo está na Justiça, podemos optar ou não por fazermos o depoimento dele de forma secreta. 

Repórter: A Lei do Crime Organizado determina o sigilo da delação premiada até a sentença ser publicada para preservar os réus. Os citados só terão acesso às informações após a denúncia ser formalizada. 
16/09/2014, 01h44 - ATUALIZADO EM 16/09/2014, 01h44
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00