CDH aprova cota de 5% das vagas para candidatos com deficiência — Rádio Senado

CDH aprova cota de 5% das vagas para candidatos com deficiência

LOC: UMA MEDIDA EM ANÁLISE NO SENADO QUER AUMENTAR O NÚMERO DE CANDIDATOS A CARGOS ELETIVOS ENTRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 

LOC: PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DESTINA CINCO POR CENTO DAS VAGAS PARA ESSA PARCELA DA POPULAÇÃO. REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS. 

(Repórter) Aumentar a visibilidade das pessoas com deficiência na política. Este é o objetivo do projeto de autoria do senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso. A proposta estabelece que cinco por cento das vagas dos candidatos aos cargos legislativos sejam reservadas para pessoas com deficiência. Na opinião do senador, o projeto vai ajudar a diminuir as desigualdades na representação política no Brasil. A senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, que relatou a matéria na CDH, destacou que a iniciativa visa estimular a participação nas eleições dessa parcela da população. 

(Ana Rita) é muito importante porque estimula as pessoas com deficiência a participar do processo eleitoral a se colocar a disposição de maneira igual aos demais cidadãos e cidadãs. 

(Repórter) A medida atinge todos os partidos e coligações em disputas aos cargos de vereador, deputado estadual ou distrital e deputado federal, dentro da mesma regra já estabelecida para a reserva de 20 por cento de candidaturas para as mulheres. Com a aprovação da Comissão de Direitos Humanos, a proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição e Justiça.
02/09/2014, 02h10 - ATUALIZADO EM 02/09/2014, 02h10
Duração de áudio: 01:22
Ao vivo
00:0000:00