Renegociação das dívidas dos estados deve ser prioridade após as eleições — Rádio Senado

Renegociação das dívidas dos estados deve ser prioridade após as eleições

LOC: A VOTAÇÃO DO PROJETO DE RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS ESTADOS DEVE TER PRIORIDADE NA PAUTA DO SENADO APÓS AS ELEIÇÕES. 

LOC: É O QUE DEFENDE O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, QUE LEMBRA QUE A PROPOSTA AGUARDA DECISÃO DO CONGRESSO DESDE 2013. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, defende a votação mais rápida possível do PLC 99 de 2013, que troca o indexador da dívida dos estados e municípios. O projeto substitui o IGP-DI, Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna, pelo IPCA mais 4% ao ano, ou a Selic, a taxa referencial de juros, o que for menor. Paim está preocupado, pois o contínuo adiamento da votação prejudica a economia dos estados.  

(Paulo Paim) Foi feito o compromisso com os líderes, com o Executivo, de votar ainda em novembro do ano passado, aí foi pra março, foi pra maio, foi pra junho, foi pra agosto e agora o acerto foi que será votado no mês de novembro. Eu acho que essa será a principal matéria que teríamos de votar com urgência. 

(Repórter) O projeto é originário da própria Presidência de República, que o enviou à Câmara dos Deputados no início do ano passado. O projeto chegou ao Senado no final de 2013 e, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, aguarda agora votação pelo plenário. Paim destaca que a proposta interessa ao Governo e a todos os estados e municípios: 

(Paulo Paim) Eu acho que nesse momento, um projeto que nós gostaríamos muito que fosse votado é a renegociação da dívida dos estados. E não interessa só pro Rio Grande, interessa pra todos os estados. 

(Repórter) Vários estados, como o Rio Grande do Sul, aguardam a votação da renegociação para pagarem menos juros e voltarem a ter condições de realizar investimentos.
26/08/2014, 07h06 - ATUALIZADO EM 26/08/2014, 07h06
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00