Comissão Senado do Futuro e governo federal vão trabalhar em conjunto — Rádio Senado

Comissão Senado do Futuro e governo federal vão trabalhar em conjunto

LOC: A COMISSÃO “SENADO DO FUTURO” E O GOVERNO FEDERAL VÃO TRABALHAR EM CONJUNTO. A INFORMAÇÃO FOI PASSADA PELO SENADOR LUIZ HENRIQUE, PRESIDENTE DO COLEGIADO. 

LOC: O SENADOR INFORMOU TAMBÉM QUE ESTÁ AGENDADA PARA MARÇO UMA REUNIÃO COM O ECONOMISTA MAIS POLÊMICO DA ATUALIDADE, O FRANCÊS THOMAS PIKETTY. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) A Comissão Senado do Futuro vai trabalhar em conjunto com a Presidência da República. A informação é do senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina, que preside a Comissão. A intenção é criar uma rede suprapartidária visando planejamentos de longo prazo para o país. Por causa do convite, Luiz Henrique já adianta que em novembro, logo após a eleição, haverá uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Néri, com o objetivo de unificar os trabalhos. Luiz Henrique também informa que já está agendada para março uma reunião com o economista francês Thomas Piketty. Economista mais discutido em todo o mundo hoje, ele defende em sua obra “O capital do Século XXI” que o capitalismo tem a tendência de concentrar a riqueza nas mãos de poucos, de forma cada vez mais progressiva. Piketty conclui que o crescimento do Produto Interno Bruto por si só é incapaz de resolver questões referentes à desigualdade social e propõe a intervenção estatal. Em relação às atividades conjuntas com o Governo Federal, o senador Luiz Henrique reitera que o país não pode perder a oportunidade no início do ano que vem de discutir com profundidade uma reforma tributária, seja quem for o vencedor do processo eleitoral. 

(Luiz Henrique) Começa com empoderar os municípios e os Estados, né? Hoje 63% do que se arrecada no Brasil vem pro cofre da União. Então tem que haver uma divisão, uma nova divisão do bolo tributário. E depois criar toda uma política de participação regional e municipal que dê poder às instâncias menores da Federação. 

(Repórter) Ainda dentro deste enfoque, Luiz Henrique também afirma ser relevante aprofundar discussões sobre um novo pacto federativo. 

(Luiz Henrique) Um pacto que redesenhe a Federação, e que elimine as desigualdades regionais e setoriais. Que ofereça oportunidades sócio-econômicas às populações de todo o país, não apenas de uma ou outra região. 

(Repórter) A Comissão “Senado do Futuro” é formada por 10 senadores, tendo como relator Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal.
20/08/2014, 01h27 - ATUALIZADO EM 20/08/2014, 01h27
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00