Ferraço propõe maior rigor para combater o uso do celular ao volante — Rádio Senado

Ferraço propõe maior rigor para combater o uso do celular ao volante

LOC: RICARDO FERRAÇO PROPÕE MAIOR RIGOR PARA COMBATER O USO DO CELULAR AO VOLANTE. 

LOC: SENADOR APRESENTA PROJETO QUE MODIFICA O CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO, MUDANDO A INFRAÇÃO DE MÉDIA PARA GRAVÍSSIMA PARA QUEM FOR PEGO USANDO O APARELHO ENQUANTO DIRIGE. REPÓRTER CINTHIA BISPO. 

(Repórter) Usar celular ao volante pode ser tão perigoso quanto o uso de álcool, aumentando o risco de acidentes em até 400 por cento. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, oitenta por cento dos motoristas utilizam o celular quando dirigem. Para tentar conter os acidentes no trânsito ocasionados pelo uso do celular, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, propõe o endurecimento das punições para os motoristas que usam o aparelho ao volante. A matéria altera o Código de Transito Brasileiro para classificar como infração gravíssima punível com pena de detenção de seis meses a um ano o ato de dirigir usando celular. Para o senador, o uso do celular se tornou um dos principais motivos de acidentes de transito. De acordo com Ferraço, além de mais rigor na lei, é necessário mudar o comportamento da sociedade no trânsito. 

(Ricardo Ferraço) Ao lado do consumo da bebida alcoólica, ao lado da falta de prudência, o telefone celular já é considerado uma das principais causas dos acidentes no transito brasileiro. Em razão disso é que a gente está tornando esse tipo de atitude, uma atitude gravíssima. Evidentemente endurecendo as regras, mas nunca deixando de lado, muito pelo contrario, intensificando a importância da educação e da conscientização cidadã. 

(Repórter) Para Ferraço, as leis são brandas para quem usa o aparelho ao volante, e destaca que o motorista sabe do risco que traz para si e para as outras pessoas quando usa o celular enquanto dirige. 

(Ricardo Ferraço) Portanto, isso não pode ser considerado uma ação sem que a pessoa tenha que fazer a revisão e a reflexão de que ao fazer isso ela está se submetendo a esse tipo de rigor. Eu acho que nos precisamos adotar medidas que torne o transito brasileiro mais pacifico, mais civilizatório.  

(Repórter) A matéria está em análise na Comissão de Constituição e Justiça e tem como relator o senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará.
19/08/2014, 07h09 - ATUALIZADO EM 19/08/2014, 07h09
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00