Jorge Viana pede apoio para que Funai garanta proteção de índios isolados — Rádio Senado

Jorge Viana pede apoio para que Funai garanta proteção de índios isolados

LOC: O SENADOR JORGE VIANA, DO PT DO ACRE, PEDE APOIO PARA QUE A FUNAI POSSA GARANTIR PROTEÇÃO E SOBREVIVÊNCIA AOS INDÍGENAS ISOLADOS QUE FORAM RECENTEMENTE CONTACTADOS.  

LOC: EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE NESTA QUARTA-FEIRA, A PRESIDENTE DA FUNAI DESTACOU QUE ESSES ÍNDIOS ESTÃO EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE E, ALÉM DE PROTEÇÃO TERRITORIAL, PRECISAM TER SEUS DIREITOS GARANTIDOS. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: No final de junho sete índios de uma comunidade indígena até então isolada no Acre estabeleceu contato por iniciativa própria com uma outra aldeia já conhecida. Segundo a presidente da FUNAI, Augusta Assirati, havia no momento uma equipe da FUNAI, que rapidamente acionou profissionais de saúde porque havia risco de contaminação de todo o grupo por gripe. Foi levado também um interprete para entender minimamente a situação que levara o grupo a estabelecer o contato.  

(AUGUSTA ASSIRATI) os indígenas estão em situação de mobilidade, se deslocando para fugir de situações de ameaças, de vulnerabilidade...Uma região próxima à fronteira com o Peru, área com atuação ligada ao narcotráfico e extração ilegal de madeira. A gente está buscando identificar isso, controlar os riscos colocados para os indígenas e permitir que eles continuem desenvolvendo com tranquilidade seu modo de vida tradicional no seu território. 

(REPÓRTER) Augusta Assirati lembrou que depois da Constituição de 88 houve uma mudança radical na política indigenista do Brasil. O estado brasileiro deixa de se relacionar com os indígenas a partir de uma visão tutelar e assistencialista e passa a valorizar a proteção dos direitos dos indígenas, a reforçar a autonomia e autodeterminação desses povos. Leonardo Santos, coordenador de Proteção e Localização de Índios Isolados da Funai, informou que há 104 registros de índios isolados no Brasil. Desses, 16 são povos já confirmados pela FUNAI, e alguns vivem ameaçados por doenças ou processos de invasão ou grilhagem de suas terras. O senador Jorge Viana, do PT do Acre, pediu mais apoio ao trabalho da FUNAI: 

(JORGE VIANA) Que a Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado Federal possa encampar como uma causa nossa a busca de dar as condições necessárias para a Funai fazer esse trabalho. Esse o desafio que está posto. O que é que tem que ser feito para os índios isolados? Nesse momento a gente monitorar, e acompanhar se a FUNAI está tendo as condições mínimas necessárias para acolher e fazer essa história uma história nova, porque o contato já está feito. 

(REPÓRTER) Jorge Viana ressaltou que no Acre são 600 mil hectares demarcados para os indígenas e que é preciso assegurar a sobrevivência dos povos isolados.
06/08/2014, 01h15 - ATUALIZADO EM 06/08/2014, 01h15
Duração de áudio: 02:18
Ao vivo
00:0000:00