Ferraço quer que o Plenário analise a PEC que torna o voto facultativo — Rádio Senado

Ferraço quer que o Plenário analise a PEC que torna o voto facultativo

LOC: O SENADOR RICARDO FERRAÇO, DO PMDB DO ESPÍRITO SANTO, QUER QUE O PLENÁRIO DO SENADO ANALISE A PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE TORNA O VOTO FACULTATIVO.  

LOC: O TEXTO FOI REJEITADO PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, MAS FERRAÇO ACREDITA QUE O TEXTO PRECISA SER MELHOR ANALISADO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) A Proposta de Emenda à Constituição número 55, de 2012, que torna o voto facultativo, pode ter seu recurso votado pelo plenário do Senado ainda neste ano. O texto já foi rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça por 16 votos a seis. Mas, o senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, espera que os demais senadores aprovem o recurso que garante a análise da PEC no Plenário. Ferraço justifica uma nova votação por causa da divisão que o assunto causou na CCJ. 

(Ricardo Ferraço) Que esse foi um debate muito complexo que nós fizemos na Comissão de Constituição e Justiça. Um debate polêmico porque não há unanimidade em relação ao tema. A comissão ficou muito dividida, coisa muito reduzida. Por isso fizemos um recurso ao plenário, para que não apenas os membros da Comissão de Constituição e Justiça, mas todos os senadores possam debater o tema. 

(Repórter) Vários senadores declararam que a implantação do voto facultativo deveria ser precedida por uma reforma política, com redução do número de parlamentares e partidos, assim como a implantação do voto distrital. Ferraço, no entanto, defende que o voto possa ser modificado antes de uma reforma política. 

(Ricardo Ferraço) Porque eu sou favorável à reforma política, mas eu acho que nós podemos fazer essa reforma fatiada. É possível e necessário que a gente dê um passo de cada vez, para que nós possamos na prática termos um sistema político compatível com as aspirações da sociedade brasileira. 

(Repórter) A Constituição de 1988 garante o voto facultativo para as pessoas que tem entre 16 e 18 anos ou acima de 70. Quem tem entre 18 e 70 anos é obrigado a comparecer às urnas.
29/07/2014, 06h34 - ATUALIZADO EM 29/07/2014, 06h34
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00