Paim defende fim do voto obrigatório — Rádio Senado

Paim defende fim do voto obrigatório

LOC: O SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, DEFENDEU O FIM DO VOTO OBRIGATÓRIO. 

LOC: PARA ELE A OBRIGATORIEDADE DE VOTAR NÃO TORNA O CIDADÃO POLITICAMENTE EVOLUÍDO. REPÓRTER FRANCISCO COELHO.

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, defendeu o fim do voto obrigatório. O senador afirmou que o voto é um direito do cidadão e não um dever. Durante discurso em Plenário, Paim ressaltou que o voto obrigatório não torna os cidadãos politicamente evoluídos. 

(Paulo Paim) “Penso que está na hora de acabarmos com a ilusão de que o voto obrigatório pode gerar cidadãos politicamente evoluídos. Essa é uma grande falácia. Não há outro caminho pelo o qual isso possa ser buscado a não ser a educação formal de qualidade e o exercício da cidadania”. 

(Repórter) Em 2012 uma Proposta de Emenda a Constituição, que instituía o voto facultativo, foi apresentada pelo senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo. No ano seguinte, 2013, a PEC foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco foi um dos que votou contra a medida. Costa acredita que o voto obrigatório confere à democracia maior representatividade. 

(Humberto Costa) “O voto obrigatório ele é melhor, ele é mais representativo. Na verdade quem não quer votar pode não votar e simplesmente justificar e também existe a possibilidade de votar nulo, que é outra maneira de manifestar uma posição de insatisfação. O que eu acho é que o voto obrigatório confere ao processo democrático uma representatividade muito maior.”

(Repórter) De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, mais de 142 milhões de eleitores estão habilitados para votar nas eleições gerais de outubro. Quem não votar pode sofrer punições como ficar impedido de tirar passaporte e tomar posse em cargos públicos.
18/07/2014, 06h54 - ATUALIZADO EM 18/07/2014, 06h54
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00