Cristovam critica ausência de quórum no Congresso por causa da Copa — Rádio Senado

Cristovam critica ausência de quórum no Congresso por causa da Copa

LOC: O SENADOR CRISTOVAM BUARQUE, DO PDT DO DISTRITO FEDERAL, IRONIZOU A AUSÊNCIA DE QUÓRUM NA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO E NO CONGRESSO NACIONAL, QUE DEVE INVIABILIZAR A VOTAÇÃO DA L-D-O DENTRO DO PRAZO. 

LOC: PELA CONSTITUIÇÃO, A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS DEVE SER VOTADA ATÉ O DIA 17 DE JULHO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, ironizou a falta de quórum no Legislativo por causa da Copa do Mundo. Cristovam não acredita que a Lei de Diretrizes será votada no prazo. O senador sugeriu ao Governo convocar o presidente da FIFA, Joseph Blatter, para conseguir fazer o Congresso votar a lei de Diretrizes Orçamentárias até 17 de julho, como determina a Constituição: 

(Cristovam Buarque) Acho que nem o Governo. Só chamando o Blatter. O Blatter poderia ser que botasse ordem nisso aqui e a gente fizesse a aprovação no prazo. Eu creio que a gente vai adiar e postergar a aprovação.  

(Repórter) Cristovam Buarque defende que o Congresso Nacional tenha apenas um período de recesso no ano. Hoje, os trabalhos legislativos se dividem em duas partes. De 02 de fevereiro a 17 de julho e de primeiro de agosto a 22 de dezembro.  

(Cristovam Buarque) Eu creio que em uma reforma, deveríamos ter um período de férias por ano, só um, como todo trabalhador no Brasil. Agora é impossível você deixar de fazer, até porque cada um se programou.  

(Repórter) A Constituição determina que até 17 de julho o Congresso vote o projeto da lei das Diretrizes Orçamentárias do ano seguinte. Caso não ocorra essa votação, não poderá ser decretado o recesso oficial do Legislativo.
09/06/2014, 07h33 - ATUALIZADO EM 09/06/2014, 07h33
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00