CCT aprova PL que obriga uso de GPS para rastrear carga radioativa — Rádio Senado

CCT aprova PL que obriga uso de GPS para rastrear carga radioativa

LOC: A COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SENADO APROVOU PROJETO QUE OBRIGA A INSTALAÇÃO DE GPS PARA RASTREAR O TRANSPORTE DE MATERIAL NUCLEAR E RADIOATIVO. 

LOC: O OBJETIVO É LOCALIZAR O MATERIAL RAPIDAMENTE EM CASO DE ROUBO OU EXTRAVIO ACIDENTAL. REPÓRTER MARCELA DINIZ: 

TÉC: Em 2012, um automóvel que transportava uma carga de selênio 75 foi roubado em Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro. O material foi recuperado e estava intacto. Sorte, pois o selênio 75, utilizado para radiografias de equipamentos industriais, se entrar em contato com a pele, provoca queimaduras, amputações e até a morte. O que nos faz lembrar a tragédia do Césio 137, em Goiânia, no ano de 1987: a manipulação do material radioativo deixou inúmeras vítimas. O projeto aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado quer tornar mais seguro o transporte desse tipo de material, por meio da instalação de GPS na embalagem de segurança do produto. O texto original é de autoria do deputado Antônio Bulhões, do PRB de São Paulo, e recebeu voto favorável do relator, Aloysio Nunes Ferreira. No relatório, o senador do PSDB de São Paulo diz que o projeto completa a legislação atual que, apesar de já prever regras para o uso de material nuclear e radioativo, não traz a obrigatoriedade de rastreamento do produto durante seu transporte: 

(ALOYSIO) A proposta, portanto, atende a necessidade de controle desse material por meio da exigência do rastreamento. A proposta, na minha opinião, é meritória, e a transformação em lei aperfeiçoará o arcabouço legal vigente. 

(REPÓRTER) O projeto que obriga o rastreamento de material nuclear e radioativo durante seu transporte será analisado, agora, pela comissão de infraestrutura do Senado.
03/06/2014, 12h30 - ATUALIZADO EM 03/06/2014, 12h30
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00