Comissão discute regulamentação do uso da maconha — Rádio Senado

Comissão discute regulamentação do uso da maconha

LOC:. A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA DISCUTIU A REGULAMENTAÇÃO DO USO DA MACONHA NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA.
 
LOC: UM REPRESENTANTE DO GOVERNO URUGUAIO FALOU SOBRE A EXPERIÊNCIA DO PAÍS NA LEGALIZAÇÃO DO USO DA SUBSTÂNCIA. OS DETALHES COM A REPÓRTER ANA BEATRIZ SANTOS.
 
(Repórter) A audiência foi a primeira de uma série de reuniões para instruir a proposta de iniciativa popular que pede a legalização do uso da maconha no Brasil. Os senadores ouviram representantes da ONU, do Itamaraty, do Ministério da Justiça e do governo do Uruguai. Os expositores destacaram que os organismos internacionais estudam formas alternativas de combater o tráfico e o abuso de drogas além da esfera criminal. O Uruguai é o único país da América do Sul a propor e aprovar algum tipo de legalização no uso da maconha. O secretário nacional de drogas do Uruguai, Julio Calzada, explicou que a regulamentação da venda da maconha no país vizinho foi uma forma de reduzir os crimes ligados ao tráfico e criar um controle social sobre o consumo, mas que o governo que não incentiva e nem faz publicidade do uso da maconha.

(Julio Calzada)“Hemos incluído(...)in ningun caso propagandearlo. (trad.) Incluímos uma ferramenta econômica, social e cultural que busca controlar o consumo. Em nenhum caso aumentá-lo, difundi-lo ou propagandeá-lo. 

(Repórter) O relator indicado pela comissão para elaborar a proposta de projeto de lei, Senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal lembrou que necessita ouvir diversos segmentos da sociedade antes de elaborar o relatório.

(Cristovam Buarque) Eu não tenho posição e s e tivesse não ia dizer agora, tenho q eu fazer um relatório ouvindo o que as pessoas têm a dizer. São perguntas muito sérias, como essas: aumenta o consumo? É porta de entrada pra outras drogas? Reduz a violência? São perguntas que ainda não estão esclarecidas e eu vou ouvir todo mundo até chegar a uma posição.
 
(Repórter) Os cidadãos puderam participar do debate via internet e alô senado. Defensores e opositores da legalização que estavam no plenário tiveram espaço para emitir opiniões ao final da audiência. A próxima reunião vai discutir os aspectos científicos e de saúde pública ligados uso da droga. A data ainda não foi definida.
02/06/2014, 03h02 - ATUALIZADO EM 02/06/2014, 03h02
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00