Joaquim Barbosa comunica que vai deixar o STF — Rádio Senado

Joaquim Barbosa comunica que vai deixar o STF

LOC: O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, JOAQUIM BARBOSA, COMUNICOU QUE VAI DEIXAR O SUPREMO.  

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO EM VISITA AO PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, NESSA QUINTA-FEIRA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, informou que, em junho, vai se aposentar. O presidente do STF não revelou o motivo de seu afastamento. Ele comunicou a decisão em visita ao presidente do Senado, senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas. O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, ressaltou a coragem do ministro ao relatar o processo do Mensalão, que condenou 24 réus, entre eles, o ex-ministro-Chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT, José Genoíno. 

(Pedro Simon) “ Acho um homem digno, um homem reto, um homem correto, um homem firme, um homem que merece o nosso mais absoluto respeito”. 

(Repórter) Para o senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, a postura de Joaquim Barbosa à frente do STF foi de decência, competência, dignidade e de talento. O senador, também elogiou a atuação do ministro Joaquim Barbosa no julgamento do Mensalão. 

(Alvaro Dias) “Alguns dos moradores da Penitenciária da Papuda comemoraram a aposentadoria de Joaquim Barbosa. Certamente, não é esse o comportamento dos brasileiros descentes, que lamentam a ausência de um ministro que deixou marcas históricas na sua atuação como ministro do Supremo Tribunal Federal”. 

(Repórter) Barbosa assumiu o cargo em novembro de 2012, e seu mandato terminaria em novembro deste ano.
29/05/2014, 10h34 - ATUALIZADO EM 29/05/2014, 10h34
Duração de áudio: 01:31
Ao vivo
00:0000:00