Ministro do Esporte acredita que manifestações durante a Copa serão pacíficas — Rádio Senado

Ministro do Esporte acredita que manifestações durante a Copa serão pacíficas

LOC: O MINISTRO DO ESPORTE ACREDITA QUE AS MANIFESTAÇÕES SERÃO PACÍFICAS DURANTE A COPA DO MUNDO. 

LOC: ALDO REBELO MINIMIZOU, DURANTE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO, NESTA QUINTA-FEIRA, CRÍTICAS SOBRE OS ATRASOS E OS CUSTOS DAS OBRAS. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse que o governo não teme as manifestações contra a Copa do Mundo, desde que sejam pacíficas. Mas que deve agir para conter a violência e garantir a segurança dos torcedores e dos próprios manifestantes. 

(Aldo Rebelo) As manifestações, que muitos propagam como se fosse o fim do mundo, são protegidas pela Constituição. Não há porque temer manifestações pacíficas. O que não pode ser tolerado é o ato de violência. No estado de Direito, a ordem democrática precisa ser defendida. 

(Repórter) Ele espera, no entanto, que a Copa seja um momento de confraternização, e disse que a ONU, o Comitê do Prêmio Nobel da Paz, o papa Francisco e a própria Fifa manifestaram o desejo de que o mundial seja uma ocasião de luta pela paz. O presidente da Comissão de Educação, Cyro Miranda, do PSDB de Goiás questionou os atrasos nas obras, tanto de infraestrutura como de mobilidade urbana. 

(Cyro Miranda) Dos oito aeroportos administrados pela Infraero com previsão de obras para a Copa do Mundo, nenhum ficará 100% pronto antes da competição. Isso vai deixar uma imagem ruim. Em 1950, nós só tínhamos os estádios como preocupação. Mais nada. Não tinha aeroporto, não tinha mobilidade, não tinha nada. E cometemos o mesmo engano agora. Nós vamos sair sem entregar essa mobilidade, principalmente nos grandes centros. 

(Repórter) Aldo Rebelo garantiu que as obras que não ficarem prontas até a Copa serão concluídas depois. Ele respondeu ainda a críticas sobre os custos e denúncias de superfaturamento nas obras. 

(Aldo Rebelo 2) A Copa do Mundo é provavelmente a ação pública e privada mais fiscalizada do País. Não conheço outra que tem um ministro que cuida exclusivamente dessa matéria no Tribunal de Contas da União. Há um portal na CGU que cuida exclusivamente de Copa. E se houver naturalmente irregularidades, tem que ser apurado, se incidir em crime tem que ser denunciado. 

(Repórter) O ministro disse que o mundial vai trazer benefícios para o País, como a criação de três milhões e 600 mil empregos e o aumento do PIB em quase meio por cento ao ano até 2019.
15/05/2014, 02h05 - ATUALIZADO EM 15/05/2014, 02h05
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00