Guardas penitenciários poderão portar armas de fogo mesmo fora do trabalho — Rádio Senado

Guardas penitenciários poderão portar armas de fogo mesmo fora do trabalho

LOC: OS GUARDAS PENITENCIÁRIOS PODERÃO UTILIZAR ARMAS DE FOGO MESMO FORA DO HORÁRIO DE SERVIÇO.

LOC: É O QUE DETERMINA PROPOSTA APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. LOC: O PROJETO ALTERA O ESTATUTO DO DESARMAMENTO E SEGUE, AGORA, PARA SANÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF, COMO EXPLICA O REPÓRTER GEORGE CARDIM:
 
(Repórter) A proposta autoriza os agentes e guardas penitenciários a utilizarem armas de fogos particulares ou do órgão em que trabalham mesmo fora do horário de serviço. O projeto encaminhado pelo governo estabelece que o porte de arma só será permitido aos profissionais submetidos a regime de dedicação exclusiva, que passarem por formação funcional e subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados estendeu o mesmo benefício aos guardas portuários. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento garante esta autorização aos integrantes das Forças Armadas, de órgãos policiais, das guardas municipais das capitais ou municípios com mais de 500 mil habitantes e agentes da Agência Brasileira de Inteligência e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O relator, senador Gim, do PTB do Distrito Federal, explicou que a medida busca garantir a segurança destas categorias, que estão expostas a risco permanente no combate à criminalidade.

(Gim) É uma matéria bastante justa principalmente para esta classe que realmente precisa tendo em vista que eles trabalham na linha de risco muito grande. Como todos nós, todo o Brasil está assistindo, todos os dias, todas as noites acontecendo realmente tragédias com estes país de famílias.
 
(Repórter) A proposta deve ser analisada pelo plenário do Senado, e, se aprovada, segue para sanção presidencial.
07/05/2014, 01h53 - ATUALIZADO EM 07/05/2014, 01h53
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00