Empresas que investem na qualificação de jovens poderão receber incentivos — Rádio Senado

Empresas que investem na qualificação de jovens poderão receber incentivos

LOC: AS EMPRESAS QUE INVESTIREM NA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE JOVENS QUE MORAM EM ABRIGOS OU CUMPREM MEDIDAS SOCIO EDUCATIVAS PODERÃO RECEBER INCENTIVOS FISCAIS. 

LOC: A MATÉRIA ESTÁ NA PAUTA DA REUNIÃO DA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS DESTA SEMANA.

(Repórter) Os jovens que vivem em abrigos ou estão cumprindo medidas sócio-educativas poderão ter mais uma chance de aprender uma profissão. Uma proposta de autoria do senador Gim, do PTB do Distrito Federal, quer incentivar as empresas a oferecer cursos de capacitação profissional a esses jovens. Pelo projeto, as empresas que patrocinarem a capacitação profissional dos jovens e adolescentes receberão incentivos fiscais. Para se manter no projeto, o jovem deverá ter um aproveitamento mínimo de 75 por cento dos cursos e comprovar que continua freqüentando a escola. O relator da proposta na Comissão de Educação foi o senador João Vicente Claudino, do PTB do Piauí. Na opinião dele, a obtenção de um emprego é um fator decisivo para que o jovem que vive uma situação de exclusão consiga integrar-se à sociedade. 

(João Vicente Claudino) “Os jovens que se encontram em abrigos ou casas de reabilitação precisam de políticas específicas para sua plena integração ao mercado de trabalho, com destaque para a capacitação profissional. A proposição é criteriosa ao estipular normas que assegurem não apenas a criação de vagas, mas também a permanência do estudante na escola, mediante exigência de freqüência mínima e de aproveitamento dos estudos”. 

(Repórter) Para garantir a qualidade do programa, o texto prevê que os cursos de capacitação tenham duração mínima de três meses e máxima de 18 meses e uma carga horária semanal entre 12 e 20 horas. Outra determinação é a avaliação do aprendizado e o acompanhamento dos estudantes por profissionais. Caso seja aprovada pela comissão de assuntos sociais, a matéria segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos. 
05/05/2014, 05h12 - ATUALIZADO EM 05/05/2014, 05h12
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00