Senado promove I Fórum Nacional de Infraestrutura — Rádio Senado

Senado promove I Fórum Nacional de Infraestrutura

LOC: O SENADO PROMOVEU NESTA QUINTA E SEXTA-FEIRA O PRIMEIRO FÓRUM NACIONAL DE INFRAESTRUTURA. 

LOC: AO FINAL DO EVENTO, A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA APRESENTOU UM DOCUMENTO COM PROPOSTAS PARA REDUZIR OS GARGALOS QUE IMPEDEM O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) A ideia do Fórum era apresentar soluções para os problemas diagnosticados em 124 audiências públicas realizadas pela Comissão de Infraestrutura desde 2009. Sete mesas redondas foram organizadas para definir encaminhamentos para resolver gargalos ou ameaças nas áreas de telecomunicações, transporte de cargas e de passageiros, mineração, energia elétrica, saneamento e combustíveis. 

(Palestrantes) A Logística precisa diminuir a concorrência predatória./// O modelo certo é esse mesmo, subsídio no início e depois competição.//// Constituir reservatórios de tal maneira que o País possa ter segurança hídrica. /// Primeiro, o CNPE tem que começar de fato a funcionar como aquele órgão interministerial que de fato não tem acontecido./// A proposição do que nós estamos chamando de Lei Geral dos Transportes. /// Um dos aspectos institucionais é a criação de uma Agência Nacional de Mineração 

(Repórter) O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, que coordenou o debate sobre energia elétrica, destacou que as propostas foram feitas no sentido de destravar investimentos no setor. 

(Delcídio do Amaral) Uma outra questão que todos os convidados citaram é a lentidão dos processos que levam à implementação de projetos na área de energia. 

(Repórter) O senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, foi o coordenador da mesa sobre transporte de passageiros. Uma das recomendações feitas pelo grupo de trabalho foi em relação às passagens gratuitas. 

(Acir Gurgacz) É preciso que as gratuidades existentes hoje sejam custeadas por recursos extratarifários, como forma de se buscar a modicidade tarifária. Deve-se ainda evitar que novas gratuidades sejam aprovadas sem que o poder público indique a fonte de custeio extratarifária. 

(Repórter) O presidente da Comissão de Infraestrutura, senador Fernando Collor, do PTB de Alagoas, explicou que as conclusões do Fórum serão analisadas agora pela consultoria do Senado. 

(Fernando Collor) Todas essas sugestões irão passar, ser colocadas numa matriz, para saber como vai ser feito esse encaminhamento, se por projeto de lei, por emenda à constituição, recomendação ao Executivo. 

(Repórter) A Comissão de Infraestrutura também vai encaminhar as conclusões do Fórum para universidades, entidades representativas do setor produtivo e aos diversos órgãos da administração pública envolvidos com a infraestrutura.
28/03/2014, 06h26 - ATUALIZADO EM 28/03/2014, 06h26
Duração de áudio: 02:34
Ao vivo
00:0000:00