Congresso homenageia os 100 anos de João Agripino Filho — Rádio Senado

Congresso homenageia os 100 anos de João Agripino Filho

LOC: SENADORES E DEPUTADOS HOMENAGERAM OS CEM ANOS DE JOÃO AGRIPINO FILHO COM UMA SESSÃO SOLENE NO PLENÁRIO DO SENADO. 

LOC: O SENADOR JOSÉ AGRIPINO MAIA, QUE É SOBRINHO DO POLÍTICO, AFIRMOU QUE TEM O TIO COMO EXEMPLO NA CARREIRA PÚBLICA. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) O Congresso Nacional celebrou o centenário de João Agripino Filho com uma sessão solene. O político nasceu em primeiro de março de mil novecentos e quatorze e foi deputado federal, senador e governador da Paraíba, além de procurador da prefeitura de sua cidade natal, Brejo da Cruz, e ministro de Minas e Energia e do Tribunal de Contas da União. João Agripino Filho morreu em mil novecentos e oitenta e oito. O senador José Agripino Maia, do Democratas do Rio Grande do Norte, é sobrinho do João Agripino. Para ele, o tio é um exemplo a ser seguido na vida política. 

(José Agripino) Eu não tenho dúvida em afirmar. Quando João Agripino foi governador da Paraíba, se instalou um sentimento das pessoas que batiam no peito e diziam “Eu me orgulho de ser paraibano”. Eu, pessoalmente, disse que João Agripino era o meu modelo de homem público. Podia ser o meu pai, que foi governador. Mas o meu modelo de homem público foi João Agripino. 

(Repórter) O senador Cícero Lucena, do PSDB da Paraíba, lembrou o compromisso de João Agripino com o estado. 

(Cícero Lucena) João Agripino fazia política com “P” maiúsculo, não se submetendo a barganha, a negociata. Ele tinha apenas um compromisso: fazer justiça e trabalhar pelo povo da Paraíba. João Agripino Filho é digno de todas as homenagens que lhe prestamos nessa ocasião, na Paraíba, ou em qualquer lugar. 

(Repórter) O filho do homenageado, João Agripino de Vasconcelos Maia, também participou da sessão. A homenagem foi solicitada pelo senador Cássio Cunha Lima e pelo deputado Ruy Carneiro. Os dois são do PSDB da Paraíba.
24/03/2014, 05h51 - ATUALIZADO EM 24/03/2014, 05h51
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00