Senadores celebram decisão do STF que beneficia aposentados do Aerus — Rádio Senado

Senadores celebram decisão do STF que beneficia aposentados do Aerus

LOC: SENADORES COMEMORARAM A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, QUE DEU GANHO DE CAUSA A VARIG, AOS SEUS EX-FUNCIONÁRIOS E SEUS APOSENTADOS NO PROCESSO CONTRA A UNIÃO, PARA A RECUPERAÇÃO DOS PREJUÍZOS CAUSADOS EM 1986, QUANDO O PLANO CRUZADO CONGELOU OS PREÇOS. 

LOC: OS SENADORES GAÚCHOS ANA AMÉLIA, DO PP, E PAULO PAIM, DO PT, LEMBRARAM QUE FORAM 21 ANOS DE DISPUTA JUDICIAL, ATÉ A SENTENÇA FINAL DO SUPREMO. REPÓRTER CARLOS PENNA BRESCIANINI. 

(Repórter) O senador Paulo Paim, do PT gaúcho, elogiou a decisão do Supremo, que pôs fim a uma disputa judicial que se iniciou em 1993, quando a Varig ainda operava e entrou na Justiça para tentar recuperar parte dos prejuízos causados pelo congelamento de preços determinado pelo Plano Cruzado, em 1986. Dependendo das formas de atualizações a serem adotadas, os prejuízos estão avaliados entre 3 e 6 bilhões de reais. 

(Paulo Paim) A conta estimada pela Advocacia Geral da União é que a dívida é de 3 bi, mas segundo credores e entre eles está o Aerus, a dívida ultrapassa a 6 bi. Parte do dinheiro será usado para quitar dívidas trabalhistas e pendências com aposentados e pensionistas do Fundo de Previdência Aerus.

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, lembrou o drama dos ex-funcionários da Varig, dos aposentados e pensionistas do Aerus, que ficaram sem receber durante anos e agora têm a expectativa de reaver o que lhes foi retirado

(Ana Amélia) Um resultado que resgata um mínimo de dignidade e um mínimo de justiça, às pessoas que tanto sofreram, que já não aguentavam mais esperar. Como aquele comandante da Varig que botou o uniforme e havia sido expulso de sua casa por falta de pagamento e um fotógrafo com grande sensibilidade conseguiu captar a imagem daquela tragédia humana que se consagrou no Aerus. 

(Repórter) A representante dos aeronautas, Graziella Baggio, lembrou que a falência da Varig causou uma série de ações na justiça e que várias dessas ações buscam reparar prejuízos aos trabalhadores, aos aposentados e aos pensionistas da companhia:  

(Graziella Baggio) Esta ação no Supremo ela beneficia aproximadamente 23 mil trabalhadores diretos. Porque nós estamos falando algo em torno de 10 mil aposentados e pensionistas e em torno de 11 mil e 500, quase 12 mil trabalhadores que estavam na Varig, Rio Sul e Nordeste, que também seriam beneficiados.: 

(Repórter) Pela lei de falências, os trabalhadores da Varig que ficaram 8 anos sem receber seus direitos trabalhistas têm a prioridade no recebimento. Em seguida, vêm os aposentados e pensionistas do Aerus. Há ainda ações na Justiça contestando a falta de fiscalização do governo federal no transporte aéreo, o que deverá gerar no julgamento no STF.
13/03/2014, 07h31 - ATUALIZADO EM 13/03/2014, 07h31
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00