Vice-presidente diz que votações serão intensificadas a partir desta semana — Rádio Senado

Vice-presidente diz que votações serão intensificadas a partir desta semana

LOC: O VICE-PRESIDENTE DO SENADO AFIRMOU QUE AS VOTAÇÕES NO PLENÁRIO SERÃO RETOMADAS NESTA SEMANA.  

LOC: MAS A OPOSIÇÃO ACUSOU O PALÁCIO DO PLANALTO DE SEGURAR A APRECIAÇÃO DE PROJETOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Na pauta do Plenário, estão a Proposta de Emenda à Constituição que define regras para criação e extinção de ministérios e autarquias e requerimentos pedindo a tramitação de projetos que tratam de mudanças na Lei de Licitações, de limites para a publicidade infanto-juvenil e de alterações ao Código de Defesa do Consumidor. O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, do PT do Acre, afirmou que os senadores devem intensificar as votações a partir desta semana a fim de compensarem o calendário reduzido pela Copa do Mundo em junho e pelas eleições no segundo semestre. 

(Jorge) Temos que organizar a pauta de votação aproveitando da melhor maneira possível o calendário deste ano atípico. O Senado está procurando fazer um calendário de aproveitar para que não tenhamos uma queda na produtividade. 

REP: O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, acusou o governo de segurar as votações do Plenário para impedir a aprovação de projetos populares, mas que podem aumentar os gastos públicos. 

(A.Dias) Há projetos. Embora o Poder Executivo limite muito a possibilidade de o Congresso votar, uma vez que ele comanda a agenda do Legislativo e a bloqueia. 

REP: A proposta que vai obrigar o presidente da República a submeter ao Congresso Nacional a decisão de criar ou extinguir ministérios ou autarquias é o primeiro item da pauta. Mas o próprio autor, senador José Agripino Maia, do Democratas do Rio Grande do Norte, só pretende colocar a PEC em votação quando houver quórum. 

(Agripino) Numa sessão em que você tem o quórum de 70 senadores, essa matéria entre em apreciação. Antes disso, eu posso correr o risco de colocar uma matéria importante para o País em risco. 

REP: Já os presidentes das Comissões devem apresentar nos próximos dias a lista de projetos que já podem ser votados pelo Plenário.
10/03/2014, 01h27 - ATUALIZADO EM 10/03/2014, 01h27
Duração de áudio: 01:58
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00