Mercosul repudia atos que atentem contra a democracia na Venezuela — Rádio Senado

Mercosul repudia atos que atentem contra a democracia na Venezuela

LOC: NOTA DO BLOCO MERCOSUL REPUDIA A VIOLÊNCIA E A INTOLERÂNCIA QUE ATENTEM CONTRA A DEMOCRACIA NA VENEZUELA. E RECOMENDA O DIÁLOGO ENTRE AS PARTES PARA RESOLVER OS CONFLITOS. 

LOC: O REGISTRO FOI FEITO PELA SENADORA ANA AMÉLIA, DO PP DO RIO GRANDE DO SUL, QUE RECOMENDOU ATENÇÃO DO BRASIL SOBRE A SITUAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E ECONÔMICA DA VENEZUELA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES:  

(Repórter) A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, informou que já morreram três pessoas em protestos contra o governo de Nicolás Maduro. Em discurso no Plenário, a senadora afirmou que as manifestações devem ser pacíficas e não comprometer a democracia. 

(Ana Amélia) “Assim como não concordamos, aqui no Brasil, com a destruição de patrimônios públicos ou privados nem com protestos violentos que causam mortes ou danos a vidas humanas, é inaceitável também que na Venezuela ocorram atentados declarados e explícitos contra a democracia ou as instituições democráticas. O que os protestos pacíficos pedem na Venezuela é tão somente liberdade de expressão e de negociação”. 

(Repórter) Na avaliação do senador Alvaro Dias, do PSDB do Paraná, a causa da insatisfação do povo venezuelano é a incompetência administrativa do presidente Maduro, que gera inflação de mais de 50% ao ano, crise de desabastecimento, violência e censura à imprensa. O senador criticou o silêncio do governo brasileiro diante da situação na Venezuela, país que integra o Mercosul, juntamente com o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Da Tribuna do Senado, Alvaro Dias disse que a omissão significa cumplicidade com a crise que acontece naquele país. 

(Alvaro Dias) “Diante do quadro de instabilidade crescente e do comprometimento ostensivo dos direitos e garantias individuais, o Governo brasileiro adota o silêncio como postura de Estado, uma omissão inaceitável.Mais que omissão, a cumplicidade”. 

(Repórter) A nota dos estados-membros do Mercosul também expressa votos de condolências às famílias das vítimas fatais e manifesta confiança na manutenção da paz e na garantia dos direitos dos cidadãos.
17/02/2014, 07h52 - ATUALIZADO EM 17/02/2014, 07h52
Duração de áudio: 01:54
Ao vivo
00:0000:00