CCJ pode votar PEC que prevê desligamento do cargo para reeleição — Rádio Senado

CCJ pode votar PEC que prevê desligamento do cargo para reeleição

LOC: PRESIDENTES DA REPÚBLICA, GOVERNADORES E PREFEITOS QUE DESEJAM SE REELEGER TERÃO QUE SE DESLIGAR DO CARGO QUANDO CONFIRMAREM A CANDIDATURA. 

LOC: A PEC QUE REGULAMENTA A SEGUNDA CANDIDATURA PARA ESSES GOVERNANTES ESTÁ PRONTA PARA SER ANALISADA NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. REPÓRTER LUCYENNE LANDIM. 

(Repórter) A proposta vai obrigar os candidatos à reeleição para presidente da República, governador e prefeito a se afastar do cargo antes de se lançar na disputa eleitoral. A PEC número quarenta e oito de dois mil e doze é da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, e determina ainda que esses candidatos deixem os cargos quatro meses antes das votações. Ana Amélia afirmou que os candidatos que concorrem à reeleição estão em grande vantagem em relação aos demais, o que torna a disputa desigual. 

(Ana Amélia) É desleal um governante que está no poder, em relação ao adversário, porque ele dispõe de toda uma estrutura, e não adianta dizer ‘ah, ele só faz campanha no final de semana’. Olha, isso é conversa mole para inglês ver. Então, não é uma situação adequada e nem correta do ponto de vista da disputa, que fica totalmente desigual. 

(Repórter) Na Comissão de Constituição e Justiça, o relatório foi apresentado pelo senador Luiz Henrique, do PMDB de Santa Catarina. Ele acrescentou uma emenda que altera o tempo limite para afastamento do cargo, e recomendou que isso ocorra a partir do primeiro dia útil após a confirmação da candidatura. Se for aprovada pela CCJ, a PEC segue para dois turnos de votação no Plenário do Senado.
17/02/2014, 05h13 - ATUALIZADO EM 17/02/2014, 05h13
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00