CPI debate asilo pedido pelo espião norte-americano Edward Snowden — Rádio Senado

CPI debate asilo pedido pelo espião norte-americano Edward Snowden

LOC: O ASILO PEDIDO AO BRASIL PELO ESPIÃO NORTE-AMERICANO EDWARD SNOWDEN FOI DISCUTIDO NESTA TERÇA-FEIRA POR PARLAMENTARES DO BRASIL E DA UNIÃO EUROPEIA. 

LOC: ELES DEBATERAM POR MEIO DE UMA VIDEOCONFERÊNCIA ENTRE BRASÍLIA E BRUXELAS, SEDE DO PARLAMENTO EUROPEU, E COMEÇARAM A TROCAR OFICIALMENTE INFORMAÇÕES SOBRE O ESCÂNDALO DA ESPIONAGEM DOS ESTADOS UNIDOS E SEUS ALIADOS EM VÁRIOS PAÍSES. O REPÓRTER FLORIANO FILHO TRAZ OS DETALHES. 

(Repórter) Brasil e União Europeia criaram comissões de investigação sobre a espionagem com objetivos bastante parecidos. Durante a teleconferência, os parlamentares europeus fizeram várias perguntas aos senadores que dirigem a CPI da espionagem no Brasil. Uma das principais curiosidades dos europeus foi com relação às mudanças na legislação e nas instituições brasileiras por conta da CPI. A presidente da comissão, senadora Vanessa Graziottin, explicou que no campo internacional o Brasil defende uma nova governança da internet que também inclua outros países e não só os Estados Unidos. Dentro do país ela citou a necessidade de investimento em mais tecnologia, inovação e novos sistemas de contra-inteligência. Lembrou a conferência internacional sobre internet que o Brasil vai sediar em abril e defendeu a criação de uma nova agência nacional de inteligência para defesa cibernética.  

(Vanessa Grazziotin) Todos têm defendido muito a criação dessa nova agência. É uma política prioritária, está dentro da política de defesa nacional. Está lá entra as cinco ou seis prioritárias. Sua estrutura está no Exército brasileiro, o que é correto. Mas ainda muito tímida em relação às atribuições que deva ter um segmento como este. 

(Repórter) Os parlamentares europeus receberam ontem a visita de congressistas norte-americanos, que consideram Edward Snowden um traidor, por ter vazado documentos secretos para o jornalista Gleen Greenwald e para outras publicações. Mesmo assim, tanto a senadora Grazziotin, quanto o relator da CPI, senador Ricardo Ferraço, defenderam a concessão de asilo a Edward Snowden. 

(Ricardo Ferraço) Asilo político é uma tradição da política externa e da diplomacia brasileira e inclusive um ato de soberania unilateral. 

(vanessa Grazziotin) Eu creio que seria muito interessante o Brasil conceder o asilo, mas a quem? A um ser humano que está pedindo. A um ser humano e só isso. 

(Repórter) No entanto, Vanessa Graziottin e Ricardo Ferraço lembraram que nem todos os parlamentares no Brasil são favoráveis e que a decisão final cabe à presidente Dilma Rousseff. Os senadores da CPI também querem que brasileiros e europeus tenham os mesmos direitos constitucionais dos norte-americanos. Para eles o monitoramento de informações privadas de cidadãos de qualquer nacionalidade só deveria acontecer com autorização judicial.
17/12/2013, 06h14 - ATUALIZADO EM 17/12/2013, 06h14
Duração de áudio: 02:47
Ao vivo
00:0000:00