Aprovado projeto que pode acelerar processo de adoção de crianças com deficiência — Rádio Senado

Aprovado projeto que pode acelerar processo de adoção de crianças com deficiência

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU UM PROJETO QUE PODE ACELERAR PROCESSOS DE ADOÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA.
 
LOC: A PROPOSTA TAMBÉM VAI VALER PARA AS CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE. 

(Repórter) O projeto muda o Estatuto da Criança e do Adolescente para dar prioridade aos processos de adoção quando a criança for deficiente ou tiver doenças crônicas, como câncer, doenças cardiovasculares, respiratórias e diabetes. A ideia é acelerar o andamento dos processos, mas sem ultrapassar etapas ou flexibilizar procedimentos. Cerca de 10% das crianças e adolescentes que aguardam adoção no Brasil são portadoras de algum tipo de doença. A relatora na Comissão de Constituição e Justiça, senadora Lúcia Vânia, do PSDB de Goiás, destacou a intenção do projeto na valorização de uma política inclusiva.
 
(Lúcia Vânia) Eu acredito que um projeto dessa natureza é um projeto extremamente importante e uma homenagem, sem dúvida nenhuma, àqueles que lutam para que o deficiente tenha uma política inclusiva, com os seus direitos assegurados.

(Repórter) A senadora lembrou que a prática de dar preferência para as crianças com doenças ou deficiência já vem sendo incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça. Mas a inclusão na lei vai institucionalizar a prioridade e facilitar a adoção. O projeto vai para a sanção da Presidência da República.
17/12/2013, 07h32 - ATUALIZADO EM 17/12/2013, 07h32
Duração de áudio: 01:07
Ao vivo
00:0000:00