Exploração de terras-raras e incentivo para startups são destaques na CCT — Rádio Senado

Exploração de terras-raras e incentivo para startups são destaques na CCT

LOC: A EXPLORAÇÃO MINERAL DE TERRAS-RARAS E O INCENTIVO PARA NOVAS EMPRESAS “START-UPS” FORAM ALGUNS DOS GRANDES DESTAQUES DA COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA DURANTE ESTE ANO.

LOC: O BALANÇO FOI FEITO PELO PRESIDENTE DA COMISSÃO, SENADOR ZEZÉ PERRELA DO PDT DE MINAS GERAIS. REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA.  

TÉC: O Relatório aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia criou regras para a mineração das chamadas Terras-raras no Brasil. Estes elementos químicos são utilizados na fabricação de diversos produtos de alta tecnologia, como os Tablets, os Smartphones, as turbinas de energia eólica, catalisadores de refino de petróleo etc. O presidente, Zezé Perrela do PDT de Minas Gerais, chamou atenção para o trabalho desenvolvido pela Comissão durante todo o ano e a aprovação desta iniciativa, que busca garantir para o país o domínio tecnológico nas diferentes etapas da produção das Terras-raras. 

(ZEZÉ PERRELA): Em nossa agenda também criamos a Subcomissão de Terras-Raras, e por ela foram realizadas 7 reuniões. Foram mais de 20 especialistas resultando no brilhante relatório do senador Luiz Henrique. 

(REPÓRTER): Outro importante projeto aprovado pela Comissão durante o ano foi o que concedeu incentivos fiscais para as pequenas empresas de tecnologia da informação e de comunicação, as chamadas “Start-ups”. Este projeto é de autoria de José Agripino do Democratas do Rio Grande do Norte, está agora em análise na Câmara e isenta por 2 anos, prorrogáveis por mais 2, estas empresas de todos os Impostos federais, desde que a receita bruta seja inferior a 10 mil reais por mês. José Agripino chamou atenção para a importância desta iniciativa. 

(JOSE AGRIPINO): É a preocupação com a geração de emprego pros jovens. 40% das empresas do Brasil falecem até o 2º. ano da sua vida jurídica. Este projeto objetiva, tendo um incentivo fiscal elas podem passar 2 anos prorrogável por mais 2 anos, tem isenção total de Impostos federais. 

(REPÓRTER): Também foi destacado pelo presidente Zezé Perrela a aprovação de outras importantes iniciativas, como o projeto de Ana Rita do PT do Espírito Santo que cria a Política de Agrotóxicos de Baixa Periculosidade, e o projeto de Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal que obriga as Universidades e centros de pesquisa nacionais a publicarem os resultados de todas as suas produções científicas pela Internet.
13/12/2013, 00h03 - ATUALIZADO EM 13/12/2013, 00h03
Duração de áudio: 02:10
Ao vivo
00:0000:00