CRE vai trabalhar com Itamaraty por planejamento estratégico da diplomacia — Rádio Senado

CRE vai trabalhar com Itamaraty por planejamento estratégico da diplomacia

LOC: EM 2014, A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES PRETENDE ATUAR INTENSAMENTE, JUNTO COM O ITAMARATY, NA CONSTRUÇÃO DO "LIVRO BRANCO DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA" - QUE VAI TRAÇAR OS CAMINHOS DA DIPLOMACIA PARA OS PRÓXIMOS ANOS. 

LOC: FOI O QUE AFIRMOU O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES, RICARDO FERRAÇO, AO AVALIAR QUE 2013 FOI MARCADO POR UM GRANDE PROTAGONISMO DO SENADO EM QUESTÕES INTERNACIONAIS E DE DEFESA. REPÓRTER NARA FERREIRA. 

TÉC: O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, descreveu 2013 como um ano dinâmico, em que além de sabatinar os embaixadores que vão representar o País nas missões diplomáticas, a Comissão foi protagonista em importantes debates sobre a política externa brasileira. A Constituição delega ao Poder Executivo e ao Itamaraty a construção da política externa, mas, para Ricardo Ferraço, o Senado pode e deve contribuir por meio da Comissão que ele preside. Por isso, a CRE pretende já no início de 2014 atuar na elaboração do chamado Livro Branco da Política Externa Brasileira, que será uma espécie de planejamento estratégico da diplomacia: 

(FERRAÇO) Política externa é um assunto que tem enorme capacidade de impactar o dia a dia das pessoas, porque o mundo está interligado, está em rede, então aquilo que acontece em Bombaim na Índia, ou em Shangai, tem impacto direto na geração, por exemplo, de oportunidade para os brasileiros. Estamos findando o ano com essa boa iniciativa do chanceler Figueiredo que em 2014 estará construindo o plano estratégico da política externa brasileira. 

(REPÓRTER) O senador destacou o papel da Comissão em questões de direitos humanos, como no caso dos Corintianos presos na Bolívia e no resgate do senador boliviano asilado da embaixada brasileira em Bogotá, e ainda na busca de solução para o drama dos refugiados haitianos no Brasil. E lembrou o trabalho dos senadores em assuntos de defesa:

(FERRAÇO) Tivemos importantes debates na construção das mais importantes políticas da defesa nacional, como o programa sisfrom de monitoramento da nossa fronteira seca, que além de trabalhar a defesa, trabalha a segurança pública, considerando que é preciso combater o trafico de drogas na fronteira e não nas cidades brasileiras porque o tráfico e consumo de drogas e armas está no centro da criminalidade em nosso país que se transformou uma epidemia. Estamos aproximando a agenda da sociedade da política externa e da defesa nacional. 

(REPÓRTER) Ricardo Ferraço citou ainda como temas importantes para 2014 o futuro do Mercosul e a busca de maior integração na América Latina.
13/12/2013, 00h11 - ATUALIZADO EM 13/12/2013, 00h11
Duração de áudio: 02:11
Ao vivo
00:0000:00