Comissão realiza audiência para debater estrutura da polícia — Rádio Senado

Comissão realiza audiência para debater estrutura da polícia

LOC: A ESTRUTURA DA POLÍCIA FOI O TEMA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA NESTA TERÇA-FEIRA NA COMISSÃO TEMPORÁRIA DESTINADA A PROPOR SOLUÇÕES PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURANÇA PÚBLICA. 

LOC: O SENADOR VITAL DO REGO INFORMOU QUE, NO FINAL DOS TRABALHOS, A COMISSÃO DEVERÁ APRESENTAR A PROPOSTA DE UM PACTO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. REPÓRTER NARA FERREIRA:  

(Repórter) O presidente do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais, coronel Carlos Alberto Santos, disse que não devem recair somente sobre a Polícia os problemas da segurança pública. E reclamou que a Justiça coloca obstáculos para que os policiais atuem efetivamente para proteger o cidadão. Segundo ele, a Lei das Medidas Cautelares, por exemplo, é um gargalo porque permite que o auto de prisão em flagrante seja reavaliado por um juiz, criando um sentimento de impunidade. E sugeriu que o termo de ocorrência seja feito pela própria Polícia Militar: 

(Carlos Alberto Santos) Uma melhoria imediata para a segurança pública seria a possibilidade de a polícia militar lavrar o termo circunstancial de ocorrência, porque seria a democratização imediata do cidadão no contato com o poder judiciário, uma redução grande ao erário público. 

(Repórter) Outras sugestões foram a criação do Fundo Nacional de Segurança Pública e mais autonomia administrativa e financeira. Kleber Luiz da Silva Junior, da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil disse que houve omissão: 

(Kleber Luiz da Silva Junior) Entendemos que o sistema não está falido, mas esse sistema não se viabilizou por omissão do estado brasileiro,porque nós estamos completamente desaparelhados, seja do ponto de vista normativo ou material para dar uma resposta satisfatória à sociedade para o fenômeno criminal no Brasil.

(Repórter) O presidente da Comissão, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, afirmou que vai ser proposto um Pacto Nacional de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2014, quando será designado um mês inteiro na Comissão de Constituição e Justiça para votação de projetos sobre o tema. 

(Vital do Rego) O Senado precisa dar uma resposta à nação no enfrentamento da questão da segurança pública,mitos,verdades e mentiras estamos efetivamente ouvindo aqui, e a sociedade e os senhores que estão no dia a dia, na proteção á vida, precisavam ter um fórum de discussão e debate. 

(Repórter) O relator da Comissão é o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso.
27/11/2013, 07h14 - ATUALIZADO EM 27/11/2013, 07h14
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00