Senadores querem esclarecer eventuais irregularidades em prisões — Rádio Senado

Senadores querem esclarecer eventuais irregularidades em prisões

LOC: SENADORES DO GOVERNO E OPOSIÇÃO DEFENDEM PRISÃO DOMICILIAR PARA DEPUTADO PRESO PELO JULGAMENTO DO MENSALÃO. 

LOC: ELES VÃO PEDIR À PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA E AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA QUE INVESTIGUEM EVENTUAIS IRREGULARIDADES NAS PRISÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Diversos senadores elogiaram a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, de conceder temporariamente a prisão domiciliar ou hospitalar para o deputado licenciado José Genoíno do PT de São Paulo. Condenado a mais de quatro anos no regime semiaberto, o ex-presidente do PT alegou graves problemas de saúde. Ao defender o benefício, o senador Jorge Viana do PT do Acre, pediu ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal que investiguem eventuais irregularidades na prisão de onze condenados pelo mensalão, como a transferência de todos para Brasília. 

(Jorge Viana) Há indícios de que houve uma ação contra as leis brasileiras. Sentenciados ao regime semiaberto ficaram no regime fechado. E o próprio ministro Marco Aurélio disse que isso é inadmissível. A única coisa que queremos é que as perguntas sejam respondidas e que não se conviva mais nesse País com abuso de autoridade. 

(Repórter) Ao apoiar os pedidos, o líder do DEM, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, afirmou que a investigação comprovará que não houve ilegalidade ou abuso nas prisões. 

(José Agripino) Queremos ver os fatos suspeitos completamente esclarecidos até porque confiamos tanto na decisão do Supremo como nos procedimentos republicanos levados a efeitos pelo Ministério da Justiça e seus órgãos. 

(Repórter) O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes Ferreira de São Paulo, que também assinou os pedidos, alertou para uma crise institucional com o Judiciário. 

(Aloysio nunes Ferreira) Preocupante é um partido que tem responsabilidade no país iniciar uma guerra aberta contra o STF. Então é bom que se esclareça de uma vez. Não tenho nenhuma dúvida de que o STF entende muito mais de legalidade do que o PT. 

(Repórter) Nos próximos dias, o ministro Joaquim Barbosa deverá decretar a prisão de outros sete réus do mensalão.
21/11/2013, 06h53 - ATUALIZADO EM 21/11/2013, 06h53
Duração de áudio: 01:56
Ao vivo
00:0000:00