Congresso terá comissão para acompanhar casos de violência contra mulher — Rádio Senado

Congresso terá comissão para acompanhar casos de violência contra mulher

LOC: CONGRESSO TERÁ COMISSÃO EXTERNA PARA ACOMPANHAR CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. 

LOC: A PROCURADORIA DA CASA JÁ RECEBE DENÚNCIAS DE VÍTIMAS DESSE TIPO DE CRIME. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: O Plenário do Senado se comoveu com o caso da operadora de caixa de Goiânia, Mara Rúbia, de 29 anos. Por não aceitar o fim do casamento de dois anos, após tortura, o ex-marido furou os olhos dela deixando-a cega. Ao se solidarizar com a jovem, o presidente do Senado, Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, anunciou que a Casa vai acompanhar não só esse, mas todos os casos de violência contra a mulher. 

(Renan) Estamos designando uma Comissão Provisória para acompanhar esses casos, os desdobramentos dele, até enquanto não tivermos a Comissão Definitiva. 

REPÓRTER: A presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, comemorou a decisão do juiz do caso de não aceitar a versão do Ministério Público de lesão corporal, o que reduziria a pena do ex-marido de Mara Rúbia. O homem, que foi preso após fugir, responderá por tentativa de homicídio triplamente qualificado por motivo fútil, crueldade e tortura, além do crime de roubo por ter levado o celular da vítima. Ana Rita afirmou que a Comissão vai acompanhar esse e outros casos de violência. 

(Ana Rita) O fato de a CDH acompanhar nos dá mais garantia de que o processo vai tramitar de forma mais adequada. Ela força as instituições públicas a dar celeridade ao caso. 

REPÓRTER: A procuradora da Mulher, senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, lembrou que a instituição recebe denúncias de casos de violência contra a mulher. 

(Vanessa) Recebemos e nos metemos nas denúncias. Não importa quem seja. O que a Procuradoria da Mulher na Câmara e no Senado? Nada mais é do que o Poder Público reconhecendo que mulher tem problema. E por isso, o Poder Público tem que ajudar essas mulheres. 

REPÓRTER: As denúncias podem ser feitas pelo número 0800 61 22 11 e pelo endereço www.senado.gov.br/procuradoria.
06/11/2013, 00h06 - ATUALIZADO EM 06/11/2013, 00h06
Duração de áudio: 02:03
Ao vivo
00:0000:00