Demarcação de terras indígenas no MS preocupa senadores — Rádio Senado

Demarcação de terras indígenas no MS preocupa senadores

LOC: OS SENADORES ESTÃO PREOCUPADOS COM OS CONFLITOS ENTRE ÍNDIOS E PRODUTORES DE MATO GROSSO DO SUL.

LOC: A DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS E SEUS IMPACTOS SOBRE A ATIVIDADE RURAL FORAM TEMA DE AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO. OS DETALHES, COM A REPÓRTER MARCELA DINIZ:

TEC: O advogado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Gustavo Passarelli, denunciou a invasão, por índios, de propriedades em áreas não reconhecidas como indígenas e o descumprimento de mandados de reintegração de posse emitidos pela justiça:

(PASSARELLI) Essas reiteradas desobediências a ordens judiciais de reintegração de posse que tem tornado o clima realmente insustentável e eu diria um clima de conflito iminente.

(REP) O vice-presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Jonatan Barbosa, relatou invasões indígenas violentas no estado:

(BARBOSA) Somamos, até hoje, 75 invasões, com emprego de violência. Queimam as casas dos produtores, prendem o gado, saqueando, queimando máquinas agrícolas, armazéns, e os produtores não podem voltar.

(REP) Os senadores criticaram a ausência da presidente da Funai, Maria Augusta Assirati, no debate sobre a demarcação de terras indígenas e seus impactos na produção rural. Os senadores da Comissão de Agricultura devem votar requerimento para a convocação de Maria Augusta, ideia apoiada pelo senador Ruben Figueiró, do PSDB de Mato Grosso do Sul, um dos autores do pedido da audiência pública:

(FIGUEIRÓ) Eu considero essa segunda ausência aqui da sra. Presidente da FUNAI como um gesto descortês, e até de desrespeito. E que nós possamos tomar as providências regimentais para que ela compareça aqui. (REP) O vice-presidente da Comissão de Agricultura, Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, criticou a demora da Funai e do Ministério da Justiça em atender aos senadores. E defendeu propostas concretas para evitar novas tragédias pela disputa de terras no Mato Grosso do Sul:

(GURGACZ) Nós estamos ouvindo que está próximo um derramamento de sangue no Mato Grosso do Sul. E até terça-feira, nossos consultores do Senado possam nos dar sugestões de “o que fazer?”. Já que o Executivo não faz, o ministro da área não faz, a nossa presidente da FUNAI não nos atende, nós temos que ter algum encaminhamento.

(REP) A reunião dos senadores da Comissão de Agricultura com a consultoria do Senado para discutir soluções para os conflitos entre produtores rurais e indígenas em Mato Grosso do Sul ficou para terça-feira, 5 de novembro. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA APROVOU A IDA DE UMA DILIGÊNCIA DE SENADORES PARA ACOMPANHAR AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO DA BR 319, QUE LIGA MANAUS E PORTO VELHO. LOC: HÁ DEMORA NO PROCESSO DE LICENCIAMENTO DO CHAMADO “TRECHO DO MEIÃO”, ENTRE OS QUILÔMETROS 250 E 655 DA RODOVIA, O QUE PREJUDICA O ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO RURAL DE RONDÔNIA PARA O AMAZONAS.
31/10/2013, 00h01 - ATUALIZADO EM 31/10/2013, 00h01
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00