Alguns senadores esperam que seja adiado primeiro leilão do pré-sal — Rádio Senado

Alguns senadores esperam que seja adiado primeiro leilão do pré-sal

LOC: ALGUNS SENADORES ESPERAM QUE SEJA ADIADO O PRIMEIRO LEILÃO DO PRÉ-SAL, MARCADO PARA ESTA SEGUNDA-FEIRA. 

LOC: A DISPUTA PELA BACIA DE LIBRA, QUE PRODUZIRÁ UM MILHÃO DE BARRIS POR DIA, CONTARÁ COM ESQUEMA ESPECIAL DE SEGURANÇA NO RIO DE JANEIRO. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN: 

TÉC: O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, espera que a Justiça Federal de Brasília acate um pedido de adiamento do leilão de Libra, a primeira bacia de pré-sal a ser explorada pelo modelo da partilha, que garante a distribuição dos royalties entre todos os estados. Ele argumenta que a disputa, marcada para esta segunda-feira, não pode ser realizada após o Tribunal de Contas da União apontar problemas no edital e depois das denúncias de espionagem americana. 

(Randolfe) Ainda temos esperança no julgamento da ação popular. A Petrobras poderia muito bem fazer a exploração de Libra. Sob todos os acontecimentos que antecederam a realização desse leilão, sob a espionagem americana, o leilão é um equívoco completo, é a entrega da soberania brasileira às mãos e custas de multinacionais estrangeiras. 

REP: O senador Roberto Requião, do PMDB do Paraná, questionou a decisão da direção do Senado de submeter à votação em três comissões o projeto de decreto legislativo que também pede o adiamento do leilão. Ele criticou ainda o esquema de segurança com a participação de mais de mil homens do Exército durante a realização do leilão. 

(Requião) O governo com a ajuda do meu partido, que tem a Mesa do Congresso Nacional na mão, está impedindo que o Senado debata os argumentos favoráveis e contra. É a mesma atitude da nossa presidente que assinou um decreto determinando que o Exército brasileiro seja mobilizado para impedir qualquer manifestação contra o leilão de Libra. 

REP: Já o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, defende a rapidez do leilão ao lembrar que os royalties do pré-sal vão ser destinados para a educação e saúde. 

(Jucá) Espero que tenhamos um excelente leilão. Que se pague um preço bem maior do que o preço avaliado. Que tenhamos a condição de explorar rapidamente, celeremente as riquezas do pré-sal. O país precisa disso, é uma riqueza de todos os brasileiros. Portanto, acho que devemos torcer a favor da Petrobras, a favor do País e a favor do leilão, e não contra.  

REP: A bacia de Libra tem uma estimativa de 1 milhão de barris de petróleo por dia, metade da produção nacional. A exploração renderá R$ 900 bilhões em 30 anos. Da Radio Senado, HC.
18/10/2013, 01h13 - ATUALIZADO EM 18/10/2013, 01h13
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00