CE aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogo — Rádio Senado

CE aprova a regulamentação da profissão de psicopedagogo

LOC: A REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE DE PSICOPEDAGOGIA FOI APROVADA NESTA QUARTA-FEIRA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO FEDERAL.

 LOC: PARA O RELATOR DO PROJETO, SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPÁ, O RESULTADO FOI FRUTO DO DIÁLOGO ENTRE O SENADO E OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS.

TÉC: A proposta que regulamenta a profissão de psicopedagogos permite que a atividade seja exercida por graduados em psicopedagogia ou por profissionais formados em psicologia, pedagogia, fonoaudiologia ou licenciatura, desde que com curso de especialização na área com duração mínima de seiscentas horas. Também estão autorizadas a atuar as pessoas com curso superior que já venham exercendo a atividade até a data de publicação da lei. O projeto da deputada Raquel Teixeira, do PSDB de Goiás, estava em análise na Comissão de Educação do Senado desde 2010 e foi bastante discutido antes de ser aprovado. Isso porque o texto sofria oposição dos psicólogos, já que a categoria vê a psicopedagogia como um ramo próprio da psicologia. O relator do texto, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, lembrou que o resultado final foi fruto do diálogo entre os profissionais envolvidos:

(RANDOLFE) Quero destacar, não só a importância dessa matéria, mas também destacar que essa matéria foi objeto de audiência pública nesta Comissão de Educação, que contou com a participação de profissionais da psicopedagogia e da psicologia, e este relatório é o resultado do diálogo e do consenso possível e realizável com esses profissionais.

(REPÓRTER) Randolfe Rodrigues lembrou que, atualmente, cerca de 180 mil profissionais atuam na área da psicopedagogia no Brasil. O senador retirou do projeto original a exigência de criação de um conselho profissional competente, por entender que essa é uma prerrogativa do presidente da República. O texto segue agora para análise na Comissão de Assuntos Sociais.
16/10/2013, 01h45 - ATUALIZADO EM 16/10/2013, 01h45
Duração de áudio: 01:55
Ao vivo
00:0000:00