Faixas de pedestres deverão ser implantadas ao redor das escolas — Rádio Senado

Faixas de pedestres deverão ser implantadas ao redor das escolas

LOC: O PODER PÚBLICO DEVE IMPLANTAR FAIXAS DE PEDESTRES AO REDOR DAS ESCOLAS.

LOC: E A PESAGEM DE ÔNIBUS DEVE SER FEITA FORA DE RODOVIAS, PARA EVITAR TRANSTORNOS PARA OS PASSAGEIROS. ESSAS DETERMINAÇÕES FORAM APROVADAS PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: Faixas de pedestres num raio de um quilômetro de escolas. É o que determina projeto de lei aprovado pelo senado. De acordo com o relator na Comissão de Constituição e Justiça, senador Benedito de Lira, do PP de Alagoas, a medida é bem-vinda. 

(BENEDITO): a frequência com que vêm ocorrendo acidentes que vitimam alunos a caminho das escolas, ou na volta para casa, sugere a adoção de providências com vistas à adequada sinalização dos pontos de travessia nas vias públicas ao longo desses percursos. 

(REP): Como já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, a proposta seguirá para a sanção presidencial. E para diminuir os transtornos de passageiros de ônibus, os senadores aprovaram uma mudança no Código de Trânsito para proibir a pesagem nas rodovias. O peso deverá ser medido em garagens ou outros locais autorizados, para poupar os passageiros de longas esperas por causa do procedimento, como destacou o relator na CCJ, senador Clésio Andrade, do PMDB de Minas Gerais, que também é o presidente da Confederação Nacional do Transporte. 

(CLÉSIO): é importante ressaltar que essas aferições realizadas na própria via resultam em transtornos que estão sendo resolvidos com esse importante projeto, principalmente com relação aos ônibus, em que os passageiros ficam nos ônibus uma hora, meia hora, aguardando essa pesagem. Passa a ser até desumano esse tipo de atitude. E causa também transtorno, além dos passageiros, para as vias, que ficam congestionadas. 

(REP): O projeto de lei segue para a análise da Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação também em Plenário.
26/09/2013, 12h35 - ATUALIZADO EM 26/09/2013, 12h35
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00