CRA vai debater a situação dos índios da etnia Cinta Larga de RO e MT — Rádio Senado

CRA vai debater a situação dos índios da etnia Cinta Larga de RO e MT

LOC: A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA DO SENADO VAI DEBATER A SITUAÇÃO DOS ÍNDIOS CINTA-LARGA DE RONDÔNIA E MATO GROSSO. 

LOC: O ENFOQUE SERÁ A BUSCA DE ALTERNATIVAS ECONÔMICAS E SOCIAIS PARA ESSA ETNIA, AMEAÇADA PELA DESNUTRIÇÃO, DOENÇAS E PELO AVANÇO DOS GARIMPOS SOBRE SUAS TERRAS. A REPORTAGEM É DE MARCELA DINIZ: 

TÉC: Os cinta-larga, que vivem em territórios de Rondônia e Mato Grosso, denunciam o avanço dos garimpos sobre suas terras, contaminação de cursos d’água, desnutrição e altas taxas de mortalidade infantil. Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, apresentou pedido de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, para debater a situação dos Cinta-larga: 

(GURGACZ) Na última segunda feira, estivemos reunidos em Porto Velho, a pedido do Ministério Público Federal, do doutor Reginaldo Trindade, para debater as questões indígenas do estado, principalmente com relação aos índios Cinta-larga. Me comprometi a trazer esse debate aqui para Brasília, porque as questões a serem resolvidas com relação às questões indígenas, é aqui em Brasília, não em Porto Velho. 

(REPÓRTER) Na semana passada, a justiça federal, atendendo a pedido do Ministério Público, determinou que a Fundação Nacional de Saúde, FUNASA, organize, em 30 dias, equipes multidisciplinares para o atendimento emergencial dos índígenas da etnia Cinta Larga. A audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado está marcada para o dia 18 de outubro. Além do procurador da República, Reginaldo Trindade, serão convidados para o debate o secretário Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho e representantes da FUNAI e do Ministério da Justiça.
26/09/2013, 02h29 - ATUALIZADO EM 26/09/2013, 02h29
Duração de áudio: 01:23
Ao vivo
00:0000:00