Senado aprova política de defesa da Amazônia Legal e da faixa de fronteira — Rádio Senado

Senado aprova política de defesa da Amazônia Legal e da faixa de fronteira

LOC: O PLENÁRIO DO SENADO APROVOU NESTA QUINTA-FEIRA A POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA E DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA LEGAL E DA FAIXA DE FRONTEIRA.

LOC: A PROPOSTA DO SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI BUSCA ENFRENTAR OS PROBLEMAS COMUNS NESSAS REGIÕES, COMO A FALTA DE SEGURANÇA E DE SERVIÇOS BÁSICOS PARA OS MORADORES. REPÓRTER GEORGE CARDIM. 

(Repórter) A proposta do senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, estabelece uma série de incentivos e políticas públicas voltada para fortalecer a segurança e permitir o desenvolvimento das áreas que ficam a até 150 quilômetros da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. O texto ainda prevê programas e ações integradas com o objetivo de enfrentar problemas comuns nessas regiões. Entre elas, medidas para combater o crime organizado e garantir aos moradores das cidades de fronteira o acesso a serviços básicos, como saúde, educação, lazer e transporte, como explicou Mozarildo Cavalcanti.

(Mozarildo Cavalcanti)  Temos de adotar medidas que sejam, de fato, curativas e que possam permitir o bom andamento dessas unidades da federação, até em respeito à Constituição federal, que manda que a República elimine as desigualdades regionais.
 
(Repórter) O senador do PTB de Roraima ainda lembrou que, somadas, as áreas da Amazônia e da faixa de fronteira correspondem a dois terços do território nacional. A proposta que cria a Política Nacional de Defesa e de Desenvolvimento da Amazônia Legal e da Faixa de Fronteira segue agora para a Câmara dos Deputados.
19/09/2013, 07h04 - ATUALIZADO EM 19/09/2013, 07h04
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00