Diretora da ANP garante inviolabilidade do banco de dados — Rádio Senado

Diretora da ANP garante inviolabilidade do banco de dados

LOC: EM DEPOIMENTO À CPI DA ESPIONAGEM, A DIRETORA DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO GARANTE INVIOLABILIDADE DO BANCO DE DADOS. 

LOC: JÁ OS SENADORES DEFENDEM ADIAMENTO DO LEILÃO DO CAMPO DE LIBRA PREVISTO PARA OUTUBRO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(Repórter) Em audiência conjunta da CPI da Espionagem e das Comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores, Magda Chambriard, explicou aos senadores que o banco de dados com fotos e informações sobre poços de petróleo não está conectado à internet, o que garante a inviolabilidade do sistema. Segundo a diretora da Agência Nacional do Petróleo, esses computadores ficam em uma sala cofre instalada fora da sede da ANP no Rio de Janeiro. 

(Magda Chambriard) Nós trabalhamos com informações públicas ou não exclusivas. O nosso banco de dados não está ligado à internet. Portanto, em termos de banco de dados, para roubar essas informações eu preciso de um espião paranormal. 

(Repórter) Após ouvir as explicações da diretora da ANP, o relator da CPI da Espionagem, senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, avaliou que não é necessário adiar o leilão previsto para outubro do campo de Libra, localizado na Bacia de Santos. 

(Ricardo Ferraço) À medida que a diretora da ANP nos assegurou que o sistema de tecnologia de informação e proteção dos dados da ANP não foram violados, não vejo nenhum sentido que não consolidarmos esse leilão, que é muito importante e vai assegurar um conjunto de investimentos que produzirá oportunidades para os brasileiros. 

(Repórter) Mas o senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, argumentou que não há segurança de que as empresas interessadas no leilão não tenham recebido informação privilegiada ao destacar que o programa que gerencia o banco de dados da ANP é de uma empresa norte-americana. Randolfe ameaçou entrar na Justiça contra a realização da disputa. 

(Randolfe Rodrigues) Vamos fazer de tudo para adiar esse leilão. Vamos interpor mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, vamos entrar com projeto de decreto legislativo, vamos entrar com ação popular. Se for necessário vamos até o Papa Francisco para impedir que esse leilão aconteça.  

(Repórter) Nesta quarta-feira, ainda em audiência conjunta com as Comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores, a CPI da Espionagem vai ouvir a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos.
17/09/2013, 11h49 - ATUALIZADO EM 17/09/2013, 11h49
Duração de áudio: 02:26
Ao Vivo

Não é usuário? Cadastre-se.

Ao vivo
00:0000:00