CI debate gerenciamento e modernização da aviação civil no Brasil — Rádio Senado

CI debate gerenciamento e modernização da aviação civil no Brasil

LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA REALIZOU NESTA MANHÃ A QUARTA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O GERENCIAMENTO, A MODERNIZAÇÃO, A AMPLIAÇÃO E OS PROBLEMAS DA AVIAÇÃO CIVIL. 

LOC: OS PREÇOS DAS PASSAGENS E A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA QUE PODERÁ DIMINUIR O TEMPO E O CUSTO DAS ROTAS AÉREAS FORAM ALGUNS DOS ASSUNTOS DEBATIDOS. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

TÉC: O chefe de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, José Alves Candez Neto, explicou aos senadores que vários países, entre os quais o Brasil, estão trabalhando para aumentar a eficiência da aviação civil internacional. 

(CANDEZ): A ideia da navegação aérea global, é que o avião que decole de qualquer ponto do planeta chegue a outro ponto com uma constância de equipamentos e sistemas que não haja conflito de idiomas, de regras, para o piloto, que seja um voo dentro do estado dele. 

(REPÓRTER): O novo sistema permitirá caminhos mais curtos e menos tempo de espera, ou seja, custos menores para as empresas, menos poluição e passagens mais baratas. Senadores como Sérgio Petecão, do PSD do Acre, e Vanessa Grazziottin, do PC do B do Amazonas, aproveitaram para reclamar dos preços dos bilhetes aéreos. Vanessa disse que além de cobrar caro rotineiramente, as companhias ainda abusam em algumas datas. 

(VANESSA): E quando é véspera de algo importante, a passagem, mesmo comprando com um dois meses de antecedência, pode olhar na internet, ela muda, ela quadruplica o preço. Se é próxima a um jogo importante, show importante, uma data de feriado, o preço vai lá pra cima. Por que é mais caro o combustível nessa época, que tem festa? É mais caro o salário do servidor? Pelo contrário, porque o avião vai lotado, não tem por que isso, e aí com dois, três meses de antecedência. 

(REPÓRTER): Ronaldo Jenkins, diretor da Associação das Empresas de Aviação Regular, disse que uma das razões para os preços das passagens ser alto é que nenhum país do mundo desenvolvido tem combustível mais caro que o Brasil. Em parte devido à carga tributária.  

(JENKINS): Temos em Rio Branco, o ICMS lá é 25%. Bota 43% que é o custo do combustível na aeronave, é do ICMS local. Se ali houvesse redução do ICMS isso logicamente iria se refletir na tarifa também. Mesma coisa, da senadora Vanessa, no Amazonas também é 25% de ICMS. No Pará é um pouco menos, então é mais barato. 

(REPÓRTER): O gerente de Comunicações e Relações Institucionais do Aeroporto Internacional de São Paulo, Carlos Eduardo Silveira, disse na Comissão de Infraestrutura que as obras de ampliação e modernização de Guarulhos estão no prazo, e que o terminal 3 será entregue em maio. Já o diretor de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil, Carlos Eduardo Pellegrino, aproveitou a audiência pública para divulgar ações tomadas pela agência em prol do desenvolvimento da aviação no País.
11/09/2013, 01h40 - ATUALIZADO EM 11/09/2013, 01h40
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