Senado aprova indicação de Rodrigo Janot para o cargo de PGR — Rádio Senado

Senado aprova indicação de Rodrigo Janot para o cargo de PGR

LOC: O SENADO APROVOU A INDICAÇÃO DE RODRIGO JANOT MONTEIRO DE BARROS PARA O CARGO DE PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA. 

LOC: JANOT VAI CHEFIAR A INSTITUIÇÃO QUE TEM, ENTRE OUTRAS ATRIBUIÇÕES, A DE PEDIR A CONDENAÇÃO DE PARLAMENTARES E DEFENDER NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL PROCESSOS DE EXTRADIÇÃO. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(Repórter) Rodrigo Janot foi o mais votado em uma lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, e acabou sendo indicado pela presidente Dilma Rousseff para substituir Roberto Gurgel. No comando da instituição, Janot terá entre outras atribuições a responsabilidade de pedir a condenação de parlamentares, ministros e presidentes da República. Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, quis saber a opinião do indicado sobre vazamentos à imprensa de trechos de processos. 

(Humberto Costa) o investigado entre aspas é citado pela imprensa, às vezes sai todo o processo, o depoimento de outrém, e o interessado não tem a possibilidade de ter acesso a esse inquérito. Tá ali no jornal, o depoimento de um fulano que acusou sicrano mas o sicrano acusado sequer tem possibilidade de saber se aquilo é verdadeiro ou não, só vai saber posteriormente. 

(Repórter) Janot afirmou que não passa pela cabeça dele que um membro do Ministério Público, que recebeu a função de defender a sociedade, possa se transformar em uma fábrica de boatos, e que a imprensa não é meio de intimação de réu. Rodrigo Janot é bacharel e mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização na Itália. Foi subprocurador-geral da República, secretário-geral do MP e está no terceiro mandato como membro do Conselho Superior do Ministério Público Federal.

LOC: E O SENADO TAMBÉM APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A INDICAÇÃO DE ANTÔNIO JOSÉ VALLIM GUERREIRO PARA SER O EMBAIXADOR DO BRASIL NA RÚSSIA.
10/09/2013, 07h39 - ATUALIZADO EM 10/09/2013, 07h39
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00