Eleições diretas para membros do Parlamento podem ganhar regras — Rádio Senado

Eleições diretas para membros do Parlamento podem ganhar regras

LOC: AS ELEIÇÕES DIRETAS PARA OS MEMBROS DO PARLAMENTO DO MERCOSUL PODEM GANHAR REGRAS.

LOC: É O QUE PRETENDE O SENADOR ROBERTO REQUIÃO, QUE APRESENTOU UM PROJETO COM ESSE FIM. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) A proposta estabelece que o Brasil vai eleger, de forma direta, 74 parlamentares do Mercosul. Eles serão escolhidos nas eleições para deputados federais e terão os mesmos direitos e salários. O mandato também será de quatro anos e cada estado ou o Distrito Federal elegerá o número de representantes proporcional ao tamanho da população. O Acre, por exemplo, contará com um parlamentar. Já o estado de São Paulo vai eleger nove representantes para o Mercosul. O senador Roberto Requião disse que apresentou o projeto por estar muito preocupado com as dificuldades que o Parlamento do Mercosul tem enfrentado para se reunir.

(Roberto Requião) Essa proposta visa dar concretude ao decidido no protocolo do parlamento do Mercosul assinado pelos nossos governos, Argentina, Paraguai e Uruguai, em dezembro de 2005, que determinava, em seu art. 6º, que os parlamentares do Mercosul serão eleitos por sufrágio universal quando as eleições gerais se realizar em cada um dos Estados Partes. O Paraguai já fez a eleição geral, mas os outros países ainda não. 

(Repórter) O projeto, determina ainda que a candidatura ao cargo de Parlamentar do Mercosul é incompatível com candidatura simultânea a qualquer outro cargo eletivo. A proposta será analisada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e pela Comissão de Constituição e Justiça.
05/09/2013, 06h44 - ATUALIZADO EM 05/09/2013, 06h44
Duração de áudio: 01:28
Ao vivo
00:0000:00